No próximo domingo Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber a Caminhada Mulheres pela Paz, movimento que surgiu na Palestina com mulheres palestinas, israelenses e muçulmanas cristãs que se uniram para fazer uma marcha pela paz no mundo.
Quando a minha amiga Carina Zanier me contou sobre o evento, na hora me apaixonei e ofereci o Clube da Alice como apoio na divulgação. Ela logo me apresentou a mentora da vinda deste evento para Curitiba, Consuelo Cornelsen e Jaime Bernardo, dentre outros nomes da arquitetura e da cultura curitibana que estão dedicados para deixar o dia 29 de Outubro marcado na história de nossa cidade.
Carina, Consuelo e eu após um bate papo delicioso com as meninas do Clube da Alice.
Consuelo me contou que recebeu o vídeo de sua amiga Gal Costa e começou a chorar se colocando no lugar daquelas mães.
Ela não teve dúvidas de que tinha que trazer este evento para Curitiba e graças ao seu enorme relacionamento conseguiu e vai transformar este domingo em um dia memorável.
Para isso precisamos de todos vocês para juntos enviarmos muitas energias para o Universo e trazermos um pouco de paz para o nosso dia a dia tão conturbado.
A organização Women Wage Peace (Mulheres fazem paz), nasceu há dois anos atrás na última grande ofensiva militar de Israel a Gaza. “Não pararemos até que Netanyahu e o presidente da autoridade Palestina, Mahmud Abás, se sentem na mesa de negociações do novo, não só para falar, mas para fazer algo”, assegurou a ativista pela paz e membro do comitê da organização, Orna Ashkenazi.
Segundo o site jornalggn.com.br, a canção “Oração das Mães”, nasceu como resultado de uma aliança entre o cantor-compositor Yael Deckelbaum, e um grupo de mulheres corajosas, liderando o movimento de “Women Wage Peace”. O movimento surgiu no verão de 2014 durante a escalada de violência entre Israel e os palestinos, ea operação militar “Tzuk Eitan”.
Comemore com a gente os 3 anos do Clube da Alice! Um evento focado em Você! Participação Gratuita (Vagas Limitadas a 2000 inscrições)
Em 4 de outubro de 2016, mulheres judaicas e árabes começaram com o projeto conjunto “Marcha da Esperança”. Milhares de mulheres marcharam do norte de Israel para Jerusalém em um apelo à paz. Uma chamada que atingiu seu pico em 19 de outubro, em uma marcha de pelo menos 4.000 mulheres metade deles palestinos, e Meio Israelita, em Qasr el Yahud (no Mar Morto do Norte), em uma oração comum pela paz. Na mesma noite, 15 mil mulheres protestaram na frente da casa dos priministas em Jerusalém.
As marchas juntaram-se com o vencedor do Prêmio Nobel de Paz, Leymah Gbowee, que levou ao fim da Segunda Guerra Civil Liberiana em 2003, pela força conjunta das mulheres.
Na canção, Yael combinou uma gravação de Leymah, amostrada a partir de um vídeo do youtube em que ela tinha enviado suas bênçãos para o movimento.
Será uma tarde repleta de atrações com o intuito de espalhar pela capital paranaense palavras de amor e paz, utilizando a música como principal instrumento. Além da caminhada, o evento vai contar com atrações musicais, entre elas a Orquestra Sinfônica do Paraná, Elba Ramalho, Yael Deckelbaum, Myriam Toukan, Liron Meyuhas & Daniel Rubin.
√ 17h – Abertura com a Orquestra Sinfônica do Paraná com Hamilton de Holanda como solista e participação de Gui Duvignau no contrabaixo. A música escolhida: Imagine, de John Lennon.
Sobre o projeto
O projeto Mulheres Pela Paz (Women Wage Peace), teve início em Israel, onde palestinas, muçulmanas e israelitas se uniram e, inspiradas pela música “Prayer of the Mother”, de Yael Deckelbaum, propuseram mudanças na sociedade, por meio da união entre todas as pessoas, independentemente de raça ou credo, levando a paz ao mundo.
Serviço
Caminhada Mulheres Pela Paz
Data: domingo, 29 de outubro
Horário: 15h
Local: Praça 19 de Dezembro
Se você ficou curioso para saber mais sobre este evento, venha conhecer e ouvir as ativistas que organizam e realizam esta CAMINHADA PELA PAZ amanhã, dia 26/11, às 20hs no Mon – Museu Oscar Niemayer. Esperamos você!!!