Alice em Forma

A minha coluna também dói

Já ou viu essa frase? A minha coluna também dói.

Não importa a idade, estamos cada dia que passa mais tempo no computador, celular ou tablet e isso afeta diretamente a nossa postura.  Um grande aliado na hora de combater as dores nas costas é o Pilates.
Quando pensamos na prática de Pilates pensamos em um sistema de movimentos tendo como prioridade o alinhamento da coluna vertebral, mobilização funcional das articulações, propriocepção e controle de todas as estruturas.  Existem formas de praticar Pilates, o método no solo e em equipamentos. Portanto é preciso entender como cada um se difere.

No Pilates no solo aulas são realizadas em sua maior parte com o corpo em decúbitos usando o peso do próprio corpo como carga, geralmente praticadas em grupos um pouco maiores que 3 pessoas.

de9a1a80-11e8-418c-8d6a-a233415d88d5

No Pilates com equipamentos existe uma maior diversidade de movimentações executadas por equipamentos utilizando resistências elásticas com dosagem de cargas para cada mola, o trabalho é feito mais comumente em um Studio com de 3 a 4 equipamentos diferentes, a quantidade de alunos para cada aula limita- se de 1 a 3 alunos por instrutor para que se mantenha a qualidade da aula.

1fe5c215-414b-492f-97ed-6c1534ac7a1a

É preciso estar atento aos profissionais que exercem o papel de instrutor de Pilates, pois existem várias escolas formadoras de instrutores com métodos diferentes de trabalho, desde de as escolas com carga horária de 360 horas até as de um curso de final de semana e apenas ex praticantes dá modalidade, é importante que se procure um profissional com no mínimo uma graduação e com experiência comprovada na área de instruir individuos na prática de Pilates.

Conhecendo as diferentes formas e profissionais adequados fica muito fácil se apaixonar por essa modalidade que só traz benefícios.

Na Academia Be Happy você tem 10% de desconto apresentando a carteirinha do Clube da Alice. Confira aqui.

Fernanda Leylak
Bacharel em Educação Física – Puc/Pr