A Bichectomia nada mais é que um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino.
A bola ou gordura de Bichat, foi descoberta em 1802, pelo anatomista francês Marie François Xavier Bichat. Geralmente realizada por cirugiões plásticos ou dentistas, a bichectomia é nada mais que a retirada das bolas de bichat.
Inicialmente era indicada para quem tinha problemas como, por exemplo, de morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal e com a intervenção cirúrgica resolvia-se a questão e evitava o posterior aparecimento de um câncer. Entretanto, o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.
Vejamos os principais motivos pelos quais os pacientes buscam fazer uma cirurgia de
bichectomia:
1. Insatisfação com volume muito grande das bochechas
2. Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto
3. “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto
4. Rosto muito grande quando sorri
5. Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço
6. Excesso de “papadas” no rosto e pescoço
7. Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso
8. Desejo de uma estética mais atraente
Antes de tudo é importante que seja feita a avaliação clínica pelo profissional que executará a
cirurgia, para que ele possa avaliar se há indicação e quais são as expectativas da paciente
quanto ao tratamento.
Depois disso, por ser uma cirurgia, é importante que o paciente faça os exames pré-cirúrgicos,
que incluem hemograma completo, coagulograma e glicemia, para ver se ele está em condições de saúde para realizar a cirurgia. Além disso, é importante que o paciente passe pela avaliação de um cardiologista, se o médico achar necessário (como pacientes com hipertensão).
Pessoas com problemas de saúde, como doenças infecciosas ativas, são contraindicadas a fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, pessoas com uma expectativa irreal sobre o procedimento não devem realizar esse tipo de operação.
Geralmente o procedimento cirúrgico é realizado com anestesia local, incisão intraoral e tem uma duração média de aproximadamente 40 minutos, mas como toda operação é importante que se conheça os seus detalhes e cuidados necessários para que o resultado seja aquele tão sonhado.
A recuperação também costuma ser rápida e muitos a comparam com a extração de dentes sisos, por ter um pós-operatório bastante similar com os mesmos cuidados.
Inchaços e hematomas pode permanecer por até 5 dias após o procedimento cirúrgico.
E, por fim, não custa lembrar que o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva. Quanto aos resultados, estes começam a aparecer após três semanas.
Converse com um profissional especialista!