Se comunicar bem com o seu público é fundamental, principalmente nas suas redes sociais. Para atingir o consumidor do seu produto ou serviço, você precisa falar a linguagem dele e estar nas redes sociais que ele participa.
Vamos aprender algumas dicas legais para você pensar antes de criar suas legendas para o Instagram?
1- Conheça seu público
Entender o seu público é super importante não só pra melhorar as legendas para Instagram, mas também pra planejar o conteúdo como um todo. Se você está começando a criar conteúdo agora e ainda não tem uma base de seguidores bem definida, pense em que tipo de pessoas você deseja atrair com seus posts, quem se interessaria por aquele tipo de conteúdo e pelo produto ou serviço oferecido.
Se você já tem uma base de seguidores formada, é só dar uma olhada no Instagram Insights pra entender melhor as características desse público.
Por exemplo: qual é a faixa etária dessas pessoas? É um público majoritariamente feminino ou masculino? Quais posts têm gerado mais engajamento ou tiveram o maior alcance?
2- Determine um tom de voz
Uma prática que vai te ajudar a amarrar o seu tom de voz bem direitinho é a criação de uma persona.
Explicando de um jeito bem simplista, a persona é uma pessoa ou personagem fictício que criamos pra representar diferentes tipos de usuários, consumidores ou a identidade de uma marca, como nesse caso. Pense em como ela se vestiria se fosse uma pessoa de verdade, se seria homem ou mulher, que idade teria, locais que iria frequentar, e, nesse caso, pense principalmente em como ela falaria.
A Netflix, por exemplo, tem um tom de voz muito bem definido nas redes sociais. Normalmente seus posts costumam vir cheios de gracinhas, fazendo referências a memes e às vezes até mesmo respondendo os usuários de forma debochada.
Tudo isso faz parte de uma estratégia de branding, que nos faz ver a marca como antenada, descontraída e jovem. Como você quer que sua marca seja vista a partir do modo como ela fala?
3- Defina objetivos pros posts
Nesse caso você pode pensar de forma macro, definindo o objetivo geral que você quer alcançar no Instagram (como: ampliar o alcance, gerar conversões, aumentar o engajamento, se tornar autoridade em algum segmento), ou de forma micro, considerando cada post individualmente.
Essa definição é importante pra te guiar na hora de escrever as legendas para Instagram. Se você quer um post específico pra impulsionar diretamente as vendas no Instagram, por exemplo, seu texto precisa persuadir seus seguidores a se interessar pelo produto e tomar uma decisão de compra, a clicar no site ou entrar em contato pelo direct, por exemplo.
Fonte – site Postgran
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