fbpx
Comportamento

SÍNDROMES DA ERA DIGITAL


Olá meninas, tudo bem?

Vocês conhecem as síndromes da Era Digital? Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais “dependentes” das mídias sociais, a ponto de ser até mesmo considerado uma patologia, um vício. Por exemplo: qual a primeira coisa que você faz ao acordar e a última que faz antes de dormir? Checar as redes sociais, certo? O celular nos faz companhia no restaurante, no shopping, no barzinho… Com ele nunca nos sentimos “sozinhos”, pois estamos sempre conectados.

Com base nesse comportamento atual, os pesquisadores criaram novos ramos para o famoso transtorno de ansiedade: F.O.M.O, F.O.B.O e o F.O.D.A.

– F.O.M.O (Fear of missing out)
Medo de perder alguma coisa – essa síndrome é relacionada ao vício em tecnologia. Ou seja, quando a pessoa tem uma necessidade muito grande de acompanhar o que as outras pessoas estão fazendo, e de certa forma se sentir parte daquilo. Isso pode gerar uma ansiedade muito grande, porque vemos as pessoas postando viagens, compras, comidas, amigos, festas e nós podemos estar em casa, sozinhos e infelizes.

– F.O.B.O (Fear of being offline)
Medo de ficar offline – essa acho que quase todas nós temos né? Rs… Está relacionada a obsessão por acompanhar e atualizar nossas timelines. As pessoas tem cada vez menos tempo livre, porque estão o tempo todo nas mídias sociais. E a ansiedade é tanta que, se ficamos sem internet, parece até que vai faltar ar! Hahaha…

– F.O.D.A (Fear of doing anything)
Medo de fazer qualquer coisa – acho que essa, muita gente aqui no Clube sente né? É uma mistura das duas anteriores. As pessoas querem se informar de tudo, participar de tudo, mas ao mesmo tempo sofrem uma ansiedade muito grande diante de tantas opções, a ponto de não conseguirem participar ou se expressar. No meio de tantas opções, e por medo de fazer uma escolha errada, a pessoa acaba não fazendo nada.

Essas síndromes acabam acarretando alguns problemas, como a dificuldade de se relacionar pessoalmente, artificialidade de relações, privação do sono, problemas de visão e coluna, entre outros.

Como vocês se sentem em relação a isso?

Beijos!

Por Maria Fernanda

assinatura-email-blog-Maria-Fernanda-de-Bortolli

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO