fbpx
Saúde e Bem Estar

SERES HUMANOS PARAFUSADOS: QUEM SÃO?


Provavelmente você deve estar se perguntando: quem são esses seres
humanos e onde surgiu esse termo “parafusado”.

Tudo começou quando, aos meus 12 anos, fui diagnosticada pelo ortopedista com uma patologia na coluna de nome “escoliose”. Para quem não sabe, Escoliose é um desvio tridimensional na coluna vertebral que afeta aproximadamente 4% da população, segundo a OMS, com maior prevalência no sexo feminino. A coluna assume a forma da letra C ou S.

Existem várias causas, como: má formação, doença neuromuscular, idiopática (que não sabe a causa), dentre outras – neste vídeo explico de forma mais detalhada. Depois de passar por inúmeros exames, me diagnosticaram com escoliose idiopática do adolescente, realizei o tratamento conservador, porém a situação se agravou e precisei submeter ao tratamento cirúrgico em 2009, aos 17 anos.

Desta forma então foi que me tornei uma “parafusada”, pois foram colocados vários implantes em minha coluna, vários parafusos, com o objetivo de corrigir parcialmente a curvatura da escoliose, reduzir a dor e melhorar minha qualidade de vida.

Ganhei uma nova vida com várias limitações, mas sempre disposta a adaptar e superar os desafios. E eles foram muitos! Enfrentei (e enfrento várias vezes) falta de acessibilidade, falta de empatia, falta de conhecimento acerca dos direitos da Pessoa com Deficiência (PcD).

Diante de todas essas situações, escolhi dedicar minha vida a ajudar outros parafusados.
Sou fisioterapeuta pela PUC Minas, pós-graduada em fisioterapia ortopédica e esportiva, idealizadora do Clube dos parafusados – grupo no Facebook onde participam parafusados do mundo inteiro, principalmente do Brasil. Nele compartilho dicas de saúde & bem-estar, passo a passo dos direitos da Pessoa com Deficiência (PcD) e Pessoa com Mobilidade Reduzida (PMR). Além de ser um canal onde muitos encontram apoio e suporte para enfrentar os obstáculos.

A maior barreira que a PcD enfrenta, principalmente a Pessoa com Deficiência não visível, nem sempre é a barreira arquitetônica, mas sim a barreira “atitudinal”.

Portanto, conscientizar a população acerca do respeito, da empatia, da
inclusão social é uma tarefa árdua, principalmente pela grande maioria ter uma ideia pré-estabelecida culturalmente de que “ser pessoa com deficiência é apenas quem usa cadeira de rodas ou tem amputação de membro”, precisamos quebrar esse “pré-conceito” (conceito pré-concedido de algo) e mostrar para a sociedade que não é bem assim.

Segundo o IBGE, aproximadamente 25% da população brasileira tem alguma deficiência. Às vezes você convive com uma PcD e nem sabe que ela é ou se precisa de algum tipo de acessibilidade, ou às vezes você mesmo tem alguma limitação ou incapacidade física e não sabe que é considerada uma deficiência.

Sou mineira de BH e, frequentemente, estarei no Clube da Alice trazendo conteúdo sobre o Universo PcD e o passo a passo de como conquistar os
direitos.

Se você é um parafusado, PcD ou PMR, se é pai, mãe ou conhece alguém nessa categoria, compartilhe este artigo e encontre-nos nas redes sociais.

Dra. Quéren-Hapuque Rebeca Silva
Fisioterapeuta, Health Coach – Especialista em Direitos da Pessoa com Deficiência, Pós-Graduada em Ortopedia & Esportes, idealizadora do Clube
dos parafusados, Conselheira Municipal da Pessoa com Deficiência.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO