Quem poupa não aproveita a vida!
Você com certeza já ouviu essa frase para justificar aquele gasto absurdo por impulso que alguma pessoa fez. Pior que parece fazer todo o sentido né?!
Como vamos viver a vida de forma plena, se precisamos ficar cuidando a todo o momento do dinheiro?
Faz todo o sentido esbanjar dinheiro e amanhã damos um jeito para pagar as contas.
O importante é o agora!
Enquanto esse pensamento é muito cômodo, a realidade não pode ser bem assim.
Está com vontade de comprar uma blusinha? Parcela em 12 vezes!
Viajar para praia no final de semana? Para isso que serve o cheque especial!
Infelizmente, essas escolhas cobram um preço muito mais caro no futuro do que o que gastamos hoje.
Eu mesma já vivi mais de um ano inteirinho da minha vida pensando desse jeito. Viajei muito,
comprava o que queria, vivia como uma madame. Resultado: estourei o limite do cheque especial de dois bancos, me afoguei no rotativo do cartão e demorei 3 anos para recuperar as minhas finanças. Neste tempo tive que cortar diversas compras, deixei de fazer muita coisa que queria e tive muita de dor de cabeça para pôr a casa em ordem. Tenho certeza que não sou exceção e que grande parte da população vive a vida como se não tivesse amanhã, sem se preocupar com o futuro.
É muito difícil perceber que se pouparmos hoje não estamos deixando de aproveitar a vida, mas sim guardando um pouco agora para aproveitarmos muito mais no futuro. Poupar não quer dizer passar vontade e deixar de lado tudo o que te dá prazer. Pelo contrário! Você pode e deve fazer aquilo que você gosta, mas de forma consciente e sem exageros.
Na verdade, é mais fácil perceber que quem não poupa é quem não aproveita tanto a vida assim.
Vamos imaginar que o poupador e o gastador querem fazer uma viagem. Quem sempre guardou dinheiro vai conseguir pagar a viagem à vista. Vai escolher a época que deseja viajar e vai aproveitar a viagem da melhor forma, pois não vai ficar se preocupando em quanto pode ou não gastar. Isso já estava programado.
Agora quem não poupa também não tem muitas escolhas. Muitas vezes tem de viajar na época mais barata, pois não tem dinheiro para aproveitar a alta estação, fica preocupado durante a viagem imaginando a fatura do cartão de crédito que vai chegar e se duvidar ainda vai continuar pagando pela viagem meses depois de já estar em casa.
Isso não se aplica só para viagens, mas para vários momentos da vida! Teve uma emergência?
A última preocupação para quem poupa vai ser o dinheiro, enquanto do perdulário essa vai ser mais uma dor de cabeça. Poupar dinheiro não é sofrer, é fazer escolhas conscientes para aproveitar melhor o futuro.
Se você ainda não consegue poupar dinheiro, então vou te dar duas dicas! Volte sempre aqui
no Clube da Alice que vou farei mais artigos te ensinando como cuidar melhor do seu dinheiro
e veja esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=x0l6K8Lsq9k) onde te ensino a poupar
ais dinheiro sem precisar fazer esforços ou passar vontade. Te garanto que você vai se surpreender com o quanto de dinheiro vai conseguir guardar logo no primeiro mês!
Conheça mais o meu trabalho em: http://juliamendonca.com.br/