Quem nunca fez alguma besteira bem grande com o seu dinheiro?
Quem nunca deixou de escutar o lado racional, aquela vozinha que dizia que aquele gasto era totalmente fora de mão no momento, mesmo assim foi lá e acabou fazendo?
Eu sei que eu já passei muito por isso!
Hoje vou te contar os 4 maiores erros que podem destruir a tua vida financeira.
Erro número 4: Pedir mais um cartão de crédito quando o outro chegou ao limite
Se você já está usando o limite de um cartão, isso significa que as suas finanças já estão um caos. Se você costuma pagar somente o mínimo da fatura do cartão, demonstra que realmente você deveria ter mais cuidado ao utilizar o seu cartão de crédito.
Com certeza utilizar mais um cartão só irá piorar o problema. Você precisa analisar por qual motivo estão usando tanto o cartão e aprender a dominar ele e não o contrário. Pedir ou usar mais de um cartão está
totalmente fora de cogitação.
Erro número 3: Usar o dinheiro de um empréstimo com besteiras
Empréstimos quando bem feitos podem salvar a sua vida financeira. Se você está usando cheque especial, está no rotativo do cartão, pegar um empréstimo de juros mais baixos do que os juros que você paga, pode sim ser uma ótima solução para o seu bolso.
O problema é que muitas pessoas acabam pegando empréstimos para sair de um problema, mas acabam gerando um problemão novo.
É bem comum gastar o valor do empréstimo com outras como roupas, eletrônicos, viagens… Se você precisar mesmo de um empréstimo, tenha certeza que irá pegar ele com o objetivo único de pagar alguma divida mais cara e pega no valor exato que está precisando, para não cair na tentação e acabar gastando a diferença em outras besteiras.
Erro número 2: Comprar na hora errada
Algumas coisas como carro e imóvel fazem parte dos nossos sonhos de consumo. O problema não está em comprar essas coisas, mas está no momento em que escolhemos para comprar isso. Um carro não é somente o valor do financiamento (se for o caso) e gasolina que precisamos levar em
consideração.
É preciso lembrar que tem seguro, IPVA, manutenção, estacionamento, lavacar e revisão. Esses são apenas alguns dos gastos que os automóveis têm.
Para um imóvel é necessário lembrar que na hora da compra tem o valor do despachante, o valor do ITBI, IPTU, condomínio, todos os moveis, pisos e acessórios, toda mobília, eletroeletrônicos, manutenção e tudo mais que é necessário para poder termos um lugar para chamarmos de lar.
Esses gastos enormes são ignorados e dão espaço à emoção. Então antes de você tomar a decisão de comprar algo com valor tão alto como carro e imóvel, pense se esse é o momento mais adequado para você fazer essa aquisição.
Erro número 1: Emprestar o nome
Empreste dinheiro, mas nunca empreste o nome. Nunca se esquea dessa regra de ouro.
Emprestar o nome é a pior coisa do mundo que você pode fazer, pois consegue estragar sua vida fazendo apenas isso. Pode até parecer besteira, mas com uns poucos documentos seus e comprovante de residência, é fácil abrir conta em bancos em seu nome, fazer financiamentos, fazer empréstimos, enfim, fazer a festa.
Reflita, se a pessoa que está te pedindo o nome emprestado, seja para qual motivo for, não conseguiu cuidar do próprio nome e deixou ele sujo, por qual razão a pessoa vai cuidar do seu nome? Não se iluda, vai sobrar para você pagar a dívida e limpar o seu nome. Além de ficar com o nome queimado, vai perder dinheiro e a amizade.
Todos esses erros eu já cometi e mais de uma vez ainda por cima. A pior coisa que podemos fazer não é errar, mas sim não aprender com nossos próprios erros. Agora me conta, qual desses erros você já cometeu e que depois bateu um peso na consciência? Bora enriquecer!!!