Dia 31 se aproximando e muita gente se preparando para o encerramento da década com suas próprias tradições. Que tal inovar este ano e começar 2020 inspirada em tradições pelo mundo?
Pular onda, comer uvas (ou tomar cuidado com o que se come, escolher a cor certa da roupa você com certeza já fez ou viu alguém fazendo. Agora te convido para neste Réveillon 2020 fazer algo diferente. Que tal queimar um papel com os seus desejos, olhar só o que é redondo ou passar a meia-noite com uma mala vazia na mão?
Você pode nunca ter ouvido falar destas tradições, mas ao redor do mundo os povos fazem coisas diferentes e que parecem ser muito divertidas. Vamos conhecer?
Ficou animada? Então que tal conhecer essas tradições ao vivo? Então se você quer viajar muito em 2020 faça como o pessoal lá na Colômbia e passe a virada com uma mala (vazia) na mão. Os colombianos acreditam que quem faz isso passará o próximo ano viajando muito.
Vamos começar o ano bem e com o pé direito? Na Escócia e na Grécia, começar o ano com o pé direito é uma tradição antiga e a primeira pessoa que pisar na sua casa poderá trazer sorte ou azar. Amigos e parentes devem entrar primeiro, sempre com o pé direito e nunca de mãos vazias.
Para atrair a sorte, os dinamarqueses costumam pular de uma cadeira na hora da virada. Aqui no Brasil, quem pode vai à praia, pula sete ondas e faz um pedido a cada onda pulada. Se você estiver longe do litoral pode se inspirar nesta dica por aqui mesmo.
Se você é gulosa vai gostar desta dica. Na Espanha e em outros países de língua espanhola, as pessoas passam a virada literalmente de boca cheia. Diz a lenda que quem comer doze uvas à meia-noite terá doze meses repletos de felicidade e prosperidade. Não basta apenas engolir doze uvas de uma vez, tem que ser junto com as baladas do sino da igreja à meia- noite, ou seja, a cada segundo do relógio ,você come um uva.
Na Rússia para que os sonhos se concretizem, é preciso seguir esta tradição. Faça um pedido, escreva-o em um papel e depois queime. Em seguida, coloque as cinzas em uma taça de champanhe e beba! Saúde!
Se você come alimentos redondos, você deve ser bom quando se trata de prosperidade. Na Itália, o tradicional prato comido à meia-noite, cotechino e lenticchie (chouriço e lentilhas) é indicado para trazer todos os tipos de boa sorte no ano novo – afinal, as lentilhas se parecem com dinheiro.
Nas Filipinas, concentrar-se em coisas redondas vai além da mesa – frutas redondas são comidas e exibidas, as pessoas dão umas as outras moedas e vestem roupas com bolinhas.
Algumas pessoas utilizam folhas de chá para prever o futuro. Já os países de língua alemã da Europa e alguns países nórdicos, seguem a seguinte tradição: derreter uma pequena quantidade de chumbo em uma colher e em seguida despejá-lo em água fria. O formato obtido neste processo é cuidadosamente analisado e mostra como será seu futuro.
Há inúmeras superstições ligadas à cor da roupa na chegada do ano novo. Aqui no Brasil, por exemplo, costumamos nos vestir de branco para afastar maus espíritos. Já na China, o vermelho é utilizado para atrair sorte (o ano novo deles é só em fevereiro).
Esta crença de cores é ainda maior em relação às peças íntimas. Mas as cores e o ano novo é assunto para o nosso blog, e ainda em 2019.
Eu me animei com as novas tradições e já estou separando a mala vazia para passar a meia-noite. E você, se empolgou com alguma das ideias?