Você é uma daquelas pessoas que se acham invisíveis nas redes sociais? A culpa pode ser dos algoritmos…
Achamos importante trazer esse assunto a discussão pois muitas participantes do Clube da Alice, nosso grupo no Facebook, nos enviam mensagens preocupadas com o alcance de suas publicações.
A maioria comenta que ao publicar no seu perfil pessoal, apenas alguns poucos amigos curtem ou interagem com sua publicação…
E quando o post é no Clube da Alice, a situação se agrava e a sensação é que ninguém nem vê a publicação.
Vamos separar as 2 situações e tentar explicar
No primeiro cenário a pessoa publicou em sua página pessoal, certo? Então, dependendo da frequência de posts e da forma como ela interage com as publicações de seus amigos, o tratamento do algoritmo tende a ser um reflexo do seu próprio comportamento. Lembrando que na sua timeline não aparecem apenas publicações de seus amigos e dependendo da ordenação que o algoritmo montou, interagir com o que eles publicaram pode ser uma tarefa difícil. Ainda mais, se quando uma dessas publicações passa por sua timeline você faz de conta que não vê… lembre-se: toda ação equivale uma reação.
Lembrando que há uma limitação no número de amigos, fator que já conta muito na hora de buscar grandes alcances com seu perfil pessoal.
Em relação ao segundo cenário, temos um “ambiente” muito mais fértil de interações e possibilidades, concorda?
Ou seja, muitas pessoas reunidas em um mesmo grupo – Clube da Alice + de 550 mil perfis em 18/12/2019 – com muitos interesses em comum, participando de uma plataforma administrada e com regras.
A grande maioria não são suas amigas, mas estão ligadas a você de alguma forma pois pertencem ao mesmo grupo, residem na mesma cidade ou próximo, tem interesses em comum, ou seja, um universo de possibilidades muito além de sua página pessoal.
Por isso, cuidar de seu comportamento no grupo e fora dele é fundamental para que o algoritmo do Facebook a enxergue e priorize suas publicações. Lembrando sempre que a qualidade e a relevância dos conteúdos que você publica contam muito.
Se é esse algoritmo que faz uma “mágica” e calcula quais publicações são relevantes para cada pessoa e apresenta no feed delas somente o que ele acha que elas gostariam de ver, o que será que você fez para ele te odiar tanto e não entregar os seus posts?
Brincadeiras à parte, o Facebook leva principalmente em consideração, para entregar os seus posts, o quanto você interage com seus amigos e membros dos seus grupos mais ativos. Isso chama-se nível de interações entre usuários. Vários fatores influenciam nesta hora de entrega, como quantas vezes você o pesquisou na rede, quantas vezes vocês trocaram mensagens, curtiram postagens um do outro etc.
Interessante né?
Mais uma vez voltamos ao conselho que sempre dou para vocês: rede social é para socializar. Quanto mais você se relacionar com os seus amigos mais eles saberão sobre o que você anda aprontando de novidades.
Sabe aquela pessoa que você curte a foto, comenta o post ou conversa com ela inbox? Ela terá muito mais chances de ver o seu post no feed de notícias dela. Se você conversar com seus amigos e pedir para que sempre que verem seu post, no Clube da Alice por exemplo, comentem e curtam o mesmo, ele tende a aparecer para mais pessoas.
Segundo informações do próprio Facebook, o número de comentários e curtidas recebidos por uma publicação e o seu tipo (foto, vídeo, atualização de status) também podem torná-la mais propensa a aparecer no seu Feed de Notícias.
“Como sua rede de amigos interagiu com uma postagem? Eles curtiram, comentaram ou compartilharam? Então as chances desse post subir no seu feed são grandes.”
Olhem que legal esta informação que encontrei em um texto de um super especialista no assunto, Raphael Sperle: o algoritmo leva em consideração 3 grandes fatores: afinidade, relevância e tempo.
√ Afinidade: quanto os dois lados interagem entre si, visitando o perfil ou página, deixando mensagens no mural, visualizando fotos, curtindo, comentando ou compartilhando conteúdo. Maior interação representa maior afinidade.
√ Relevância: assim que uma nova publicação é feita, apenas os que têm mais afinidade visualizam, e conforme as pessoas engajam (curtem, comentam ou compartilham) o peso e a relevância do conteúdo aumentam, e a mensagem vai sendo exibida para mais e mais pessoas.
√ Tempo: basicamente, publicações mais novas possuem prioridade e são exibidas à frente das publicações mais antigas.
E ele ainda dá as dicas de como melhorar o alcance e o engajamento dos seus posts:
√ Publique conteúdo realmente relevante para seu público
√ Incentive a interação
√ Descubra os melhores horários para publicar
√ Fotos e vídeos chamam mais a atenção do usuário, aumentando a chance de engajamento
O assunto fotos e vídeos será o tema do nosso próximo blog, pois a qualidade dos mesmos influencia e muito no ranqueamento dos seus posts.
Em suas Fanpages existe a opção de pagamento para que os seus posts tenham maior engajamento, mas em grupos secretos como o caso do Clube da Alice, essa opção não existe. Nem para os membros e nem para os administradores. Então o engajamento depende do seu esforço, envolve dedicação, persistência e não é da noite para o dia.
A concorrência é enorme e você precisa se destacar, portanto crie um conteúdo que desperte a atenção de quem está deslizando pela time line.
As pessoas gostam de interagir com pessoas e não com comerciais e empresas. Humanize sua marca para criar mais credibilidade ao seu produto.
Estimular o diálogo no post é uma maneira super bacana de gerar engajamento.
Faça perguntas, pergunte opiniões de novos sabores, novas cores, sugestões….
Ahhhh e não esqueça de responder todo mundo com carinho e atenção, você pode não ganhar um cliente naquele momento mas será lembrada em uma próxima ocasião.
Leia mais sobre este assunto – Se mantivermos as pessoas unidas, nós podemos mudar o mundo
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