Geralmente estou aqui falando de empreendedorismo, essa caminhada tão difícil e ao mesmo tempo gratificante. Mas, hoje o assunto é diferente, resolvi abordar um assunto que muitas de nós mulheres estamos vivendo.
O desafio de trabalhar home office e ao mesmo tempo acompanhar as aulas online dos filhos.
O que você está achando disso? Nunca imaginamos passar por uma situação dessas, ninguém nos preparou para esse desafio. Também não existe um manual de como devemos fazer isso e como deixarmos esses dias mais produtivos.
Eu sou mãe de dois filhos, uma já adulta e outro com 9 anos. Minha filha já trabalha e tem sua profissão, mas agora diante de tudo isso ela não pode ir para o escritório e trabalha em casa. Meu filho tem aulas online todos os dias das 13:40 as 18:00 horas. Eu também concilio o meu trabalho na empresa do meu marido com o planejamento de um novo negócio que estou começando, uma nova marca de biquíni, tudo isso de casa. Meu marido é o único que está saindo de casa para trabalhar.
Vivemos essa situação há mais de um ano, como lidar com isso? Realmente não existe uma fórmula mágica. Leio reportagens com algumas dicas de como melhorar esse dia a dia, mas muitas delas não se encaixam na realidade da maioria de nós brasileiros, como por exemplo, falar que precisamos ter um ambiente separado e adequado para trabalhar e para aula online, é quase impossível para quem mora em apartamento como eu.
Na minha casa não temos escritório, então como irei criar esse ambiente? Impossível! No meu caso, tento trabalhar na sala e deixar meu filho no quarto dele e nem sempre isso é possível, já que muitas vezes ele faz questão de ficar no mesmo ambiente em que estou trabalhando.
Não estou hoje aqui para dar nenhuma dica pois realmente não a possuo. Estou aqui para mostrar que você não está sozinha e que muitas mães estão passando por essa situação. A casa mais cheia de gente do que o normal e ter que conciliar a mãe, a profissional e a dona de casa não é fácil.
Entre uma reunião e outra eu arrumo as camas, entre um e-mail e outro eu lavo a louça, entre uma planilha e outra eu coloco e tiro a roupa da máquina. Faço uma ligação e corro cuidar do almoço. Levanto muitas vezes do meu computador para ajudar meu filho nas tarefas.
Mas de todas essas coisas que me tiram do trabalho, o que mais me incomoda é quando preciso resolver problemas de informática. Quando meu filho não consegue conectar a aula online, ou a conexão cai no meio da aula, a impressora que não imprime o trabalho para aquele dia e até mesmo ele não consegue entrar na prova online. Pois é, não sou boa nisso e normalmente passo muito tempo tentando resolver, fico estressada e quando retorno para meu trabalho já perdi completamente a concentração. Alguns dias me sinto perdida, pois gostaria de conseguir resolver esses problemas com um clique, mas não é possível com meu conhecimento de usuária.
O que posso dizer de tudo isso é que somos humanas e esses tempos de pandemia que vivemos com certeza não serão lembrados por nós como os mais produtivos de nossas vidas, nem a melhor performance de nossos filhos na escola. O importante nesse momento é sobreviver e conseguir passar por toda essa situação de pandemia com saúde física e mental, então não vamos nos cobrar tanto e nem as nossas crianças.
Dramas a parte, vamos as lembranças que irão ficar
De toda essa situação com certeza irão ficar lembranças que iremos contar para nossos netos. Vamos poder contar como seus pais levaram essa fase da vida em que a aula era online. E seria gostoso também lembrar das coisas que nos fizeram rir durante a aula online.
Quando por exemplo, uma mãe que tem dois filhos fazendo aula online, e para que um filho não se distraia com a aula do outro, coloca um para ver aula na parte de cima do sobrado e o outro na sala no térreo, com isso ela acaba tendo que subir e descer as escadas várias vezes e se sente tão cansada de atender os chamados dos dois a tarde toda que acabou por descobrir um lugar onde consegue ter um pouco de sossego, o banheiro. Quando se tranca no banheiro, eles se conformam e acabam se virando por um momento por perceber que ela realmente está ocupada com outra coisa. E nesse tempo ela recupera sua energia para então voltar à rotina.
E a mãe que se sente tão esgotada com a casa agitada, que em um dos poucos momentos de sossego sentada na sala se depara com gritos do filho durante a aula online, e quando entra no quarto seu filho está com a cabeça encaixada no buraco entre o encosto e o assento da cadeira, onde na verdade deveria estar sentado. Nesse momento você não sabe se chora ou se ri da situação.
Também tem a criança que não consegue ficar concentrada, e saí do ambiente da aula, pois segundo a criança: “a professora não está dando aula, só está falando.” O que dizer quando seu filho vem com esse argumento?
A distração e falta de concentração nesse modelo de aula para as crianças chegam a tanto que não sabemos mais como lidar com isso.
Queria hoje compartilhar com você essas histórias de mães reais que estão passando pelo mesmo que você nesse momento. Temos que lembrar que logo isso tudo irá passar e com certeza vamos ter muitas histórias para contar, pois na vida poucas gerações passaram ou irão passar por uma pandemia nesse nível que estamos passando.
Quero também agradecer as minhas amigas Carla Varaschin e Patrícia Lizério por compartilharem comigo suas histórias, e assim ser possível representar aqui não só a minha realidade, mas as de todas nós mães.
Convido você a seguir meu instagram @bonita_para_sua_idade que durante a semana vamos abordar mais esse assunto.
E também tenho meu canal para você que gostaria de acompanhar o passo a passo de empreender no Brasil Youtube: Bonita Para Sua Idade.