Ontem nós recebemos uma visita especial no nosso programa Clube da Alice 98.
Todos os sábados às 18hs, na 98 Fm, nós entrevistamos Alices queridas que nos contam suas histórias e suas experiências com o grupo. Algumas de superação, algumas de empreendedorismo e outras que são exemplos a serem seguidos como é o caso da Kelen Menino.
Um dia ela me procurou em um evento e me contou sobre o seu trabalho e suas ideias de melhoria na Escola Municipal Michel Khury. O projeto era muito simples: reunir os pais e a comunidade para revitalizar o parquinho da escola e para isso precisava do material.
Comprei essa ideia na hora e fui atrás de parceiros para conseguir o material que ela precisava. A minha amiga Ana Cristina Bleyer logo tratou de movimentar sua rede de clientes e conseguiu toda a tinta do parquinho com a empresa Real Fix.
Nós já contamos um pouco dessa história aqui no blog – http://www.clubedaalice.com.br/2016/04/faca-a-diferenca-na-vida-de-alguem/
Mais tarde, surgiu a necessidade de novos materiais pois até as salas de aula foram revitalizadas, e os mesmos foram adquiridas com uma doação em dinheiro de uma Alice muito querida que prefere ficar anônima.
A Kelem tinha um sonho, uma vontade enorme de fazer alguma coisa pelo local de trabalho dela. Ela foi atrás desse sonho, procurou parceiros, encontrou soluções unindo pessoas e por isso, nós da administração do Clube da Alice, achamos que ela foi o grande destaque do grupo em 2016 e mereceu o prêmio Espírito Alice.
Entenda essa história através do texto da própria Kelen:
“Quando me propus a iniciar o projeto de revitalização da Escola que atuo como professora recebi inúmeras críticas; tanto de pessoas que se dizem preocupadas com a Educação quanto àquelas que nem se quer imaginam o que se passa no ambiente escola.
Trabalhar numa comunidade cercada de injustiça social e onde se tem um índice de violência alto não é fácil. Mas a vida é feita de escolhas. E a minha escolha foi fazer, além do meu dever como profissional da educação, um trabalho que fosse possível aproximar comunidade e escola.
Trazer os pais para serem protagonistas desta ação era o objetivo principal. De modo que se sentissem participantes, colaboradores e responsáveis pela escola e o mais importante: estar em contato direto com seus filhos fortalecendo assim, os laços familiares.
Para que esta ação se realizasse, o apoio do Clube da Alice foi fundamental. Posso dizer que essa parceria na arrecadação dos materiais para a revitalização ampliou o meu horizonte de esperança e otimismo para um ambiente escolar acolhedor.
Os pais receberam o projeto com muito entusiasmo e a primeira ação foi surpreendente. Ter a comunidade dentro da escola é concretizar o valor da solidariedade (e aqui não estou falando de substituir o papel do poder público que tem a obrigação de garantir uma escola de qualidade e isso inclui a manutenção da estrutura física das nossas escolas), o que quero dizer é que podemos transformar a escola num espaço de vivências e agradável para desenvolvimento do ser humano.
E um misto de alegria e gratidão borbulhou no meu coração quando apreciei o resultado da revitalização da nossa escola: a cancha, o parque da educação infantil, a biblioteca, o espaço externo e as salas de aulas foram revitalizados.
Poderia ter desistido na primeira vez que ouvi uma crítica negativa, mas fazer a diferença é um ato de coragem!
Meu agradecimento especial à querida Mônica, que acolheu a proposta com muito carinho e às demais Alices: Thayza Melo, Danielle Lourenço, Danielle Kiatkoski, Taci Moraes que também nos ajudaram neste projeto.”
Kelem Menino Beckert
E fica aqui nossa admiração por pessoas que fazem a diferença na vida das outras e que estimulam as crianças a acreditarem que sonhos podem sim se tornar realidade.
Parabéns Kelem, como diz a minha mãe: você é a professora dos sonhos de qualquer mãe e avó para os seus pequenos!!!!!