fbpx
Empreendedorismo & Negócios

Eu indico a todos abrirem uma empresa


Eu indico a todos abrirem uma empresa e conseguirem dizer que o ano só começa depois do carnaval…

“Eu indico a todos abrirem uma empresa um dia e experimentarem por alguns anos o que é a responsabilidade de enfrentar uma folha de pagamento, a regularização de impostos e equipe, os processos de seleção do time, os investimentos em equipamentos, estrutura e conforto para o trabalho.

Indico a todos que façam esse experimento. Que aprendam a calcular o valor/ hora de um trabalho. Que aprendam a calcular o valor de um salário. Que invistam incontáveis horas em contadores e consultorias. Que fiquem outras noites sem conseguir dormir preocupados com as contas. Indico também que experimentem formar pessoas, inspirar o melhor em cada um. Motivar com palavras, com respeito, honestidade e com dinheiro. Invistam em marketing, vistam a camisa e saiam pelas ruas e redes sociais para atrair clientes.

Experimentem também segurar a onda quando os haters e as críticas chegarem, quando duvidarem de você e quando você mesmo duvidar. De verdade eu recomendo isso. Recomendo ficarem no cheque especial para não atrasar um dia a folha.

Experimentem também olhar nos olhos de um funcionário e demiti-lo. Chegar em casa detonados por cada plano, ideia ou estratégia que não deu certo, mas mesmo assim continuarem firmes e animados, tentando… Façam esse teste. Irão se ver acordandos às 3h00 da manhã sem razão e com os pensamentos num produto, numa conversa de escritório ou num plano para evitarem a falência.

Façam esse favor a vocês mesmos. Tentem ser o patrão por alguns anos. Serem vistos como exploradores. Façam esse teste.

Mas façam por acreditarem que seus negócios vão muito além do dinheiro. E quando vocês cansarem, falirem, ou tiverem sucesso, lembrem-se de tudo que passaram. Guardem isso na alma. Vocês um dia vão precisar, quando a maré virar e transformar a vaidade em humildade, o ego em me desculpe, a marra em companherismo, a malandragem em dedicação, a inveja em desejo de sucesso e as certezas em dúvidas. Façam esse experimento um dia: abram uma empresa.” (Paulo Tenório CEO da Traktor

 

Ontem eu li este texto, postado por uma amiga querida no Facebook, e resolvi escrever sobre ele. Quem repete a frase que hoje “o ano começa de verdade no Brasil”, será que já empreendeu de verdade alguma vez na vida?

Na minha opinião, quem inventou essa frase decididamente nunca foi um empresário, ou pelo menos um pequeno empresário. Quem tem que se virar para manter sua empresa, não pode se dar ao luxo de parar por todo este tempo para esperar o ano começar.

Se você acredita nesta máxima precisa rever seus valores como empreendedora, ou ter um negócio tão sazonal que realmente trabalhe alguns meses para poder folgar em janeiro. E se você consegue fazer isso, de maneira despreocupada, tem todo o meu respeito também. Mas esta não é a realidade da grande maioria das empresas.

Muitas pessoas esperam o momento ideal para tudo, inclusive para retomar a sua rotina. Olhem que legal o que a  coach de realização profissional Juliana Paes Garcia disse para a Gazeta do Povo: “Se você sempre esperar o momento perfeito, o carnaval passar, o ano começar, o Brasil sair da crise, estará terceirizando a chance de felicidade a fatores externos a você”.

“Quem perde tempo acaba por perder dinheiro. Se o seu negócio envolver vendas diretas, é mais fácil perceber a diferença que os dias não trabalhados fazem para o caixa da empresa.

Agora, mesmo que o seu negócio não tenha movimento suficiente nos meses iniciais do ano, é importante aproveitar esse tempo para fazer planejamentos, criar novas metas e resolver pendências dos anos anteriores que podem ter se arrastado até o momento atual.

Essas pendências podem ser de arrumação de documentos, logística, pesquisas de satisfação dos consumidores, estrutura física do local de trabalho, compra de materiais, organização ou mesmo reuniões com a equipe para definir e alinhar novos procedimentos a serem adotados. “(Ale Rodrigues – Mentor em Estratégia Empresarial)

Eu acredito muito nos meses em que muitas pessoas estão desligadas e pensando que nada de importante está acontecendo. São os momentos em que as oportunidades aparecem e seus concorrentes estão literalmente de fora. São mais de 30 dias perdidos em um ano se você não pensar desta maneira.

Você deve estar atento sobre o que ocorre à sua volta, sempre haverá algo que você possa fazer pela sua empresa mesmo em momentos mais tranquilos de movimento.

Se mesmo assim, você achar que este tempo do Natal até o Carnaval é perdido, utilize o mesmo para reavaliar sua empresa. Pare e olhe de verdade, e com calma, para dentro dela. Tem certeza que um pouco de tempo não pode te ajudar a colocar em ordem o que te incomoda durante o ano na hora do movimento?

Que tal esquecer de vez esta frase e mudar de ideia para o ano que vem? Pare de adiar todos os projetos para depois da folia, a vida é hoje e agora. Ahhhhh e só depende de você.

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO