fbpx
Entrelinhas de Mulher

Botei os peitos na mesa


Botei os peitos na mesa

Semana passada estava na terapia com minha amada psico relatando um fato que tinha sido bem impactante pra mim. Contei, em linhas gerais sobre uma conversa tensa que eu havia participado e arrematei ao final da narrativa: “botei o pau na mesa Sil! Falei tudo que estava sentindo!”.
Ela arregalou os olhos e rindo perguntou: “Dani, você colocou o pau na mesa? Mesmo?”.

Pensei sobre minha afirmação porque não sou do tipo que “roda a baiana” e me corrigi: “botei os peitos na mesa!”. Rimos juntas diante do meu inusitado comentário e tive que compartilhar minha linha de raciocínio, explicando que “botar o pau na mesa” significa resolver uma situação mostrando “quem manda no pedaço”. É um modo agressivo e contundente de resolver dilemas, onde quem pode mais, chora menos. Há um duelo de forças implícito. Ou seja, nada a ver comigo. Nada a ver com o jeito feminino de resolver as coisas.

Fonte: Visual Hunt

Botar os peitos na mesa significa resolver uma situação de modo firme mas doce. Sincero mas amoroso. Contundente mas respeitoso. Nutre-se o outro com as melhores intenções e vibrações para, juntos, chegarem a uma solução! Há parceria e cumplicidade explícitas!
E foi exatamente isso que fiz! Coloquei-me com verdade e serenidade. Ouvi o outro lado com uma vontade imensa de compreender o que aquele coração, tão caro ao meu coração, tinha para dizer. Como ele se sentia e o que esperava de mim. Abri a alma e me comuniquei com clareza e sim, a DR foi ótima!

Quando terminamos a sessão, saí, como sempre, pensando com meus botões… Achei que a expressão que eu tinha ressignificado na sessão ficou bem interessante, engraçada e fiquei imaginando como seria se os ditados e expressões populares fossem “editados” por mulheres. Ri sozinha com as releituras que me vieram à mente!

“Uma andorinha só faz verão!” (e não se atreva a olhar pro lado!) no lugar de “uma andorinha só não faz verão”.

“Não dê pérolas às patas!” (não dê moral pra suas “amiguinhas”!) para substituir “Não dê pérolas aos porcos!”.

“Escreveu, não leu, seu pau não comeu!” (cumpra o que me prometeu, senão fico temporariamente desmotivada!) editando a frase “escreveu, não leu, o pau comeu!”.

As aparências não me enganam!” ( a minha intuição não falha!) reelaborando o “As aparências enganam!”.

“Homem de amiga minha pra mim continua homem”, (porque eu me respeito e respeito minha amiga!) esclarecendo o ditado “mulher de amigo meu pra mim é homem!”.

“O tal pai, tal filho” seria utilizado para pontuar pontos de melhorias nos filhos enquanto “tal mãe, tal filho” na identificação de qualidades nas crianças!

Um soco no peito” em vez de “um pé no saco”.

Santo do pau louco” substituindo “santo do pau oco”.

Peito a peito” em vez de “pau a pau”.

A sem-vergonhice é forte” em vez de “a carne é fraca”!

Amor de verdade fica” em vez “de amor de pica fica”!

Atrás de uma grande mulher, sempre tem ela mesma: empoderada e livre” reescrevendo o célebre “Atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher!”

(Você lembra de mais algum que poderíamos mencionar aqui?)

Pensei também como há séculos, nos forçam a ver o mundo pelas lentes do “olho por olho, dente por dente”… Como negam o nosso modo de ser e pensar…
Vivemos em ambientes hostis e machistas, que nos impelem, todos os dias, a nos afastarmos de quem somos e de nossa essência.

E, sinceramente, acho que não está dando muito certo! (E aqui faço um reconhecimento para os homens que estão botando seus peitos na mesa: #tamosjuntos! <3)

Toda mulher é senhora do seu destino e dona das suas escolhas. Precisamos, mais do que nunca, vibrarmos em nossa essência feminina, que é permeada de amorosidade, acolhimento, nutrição e afeto. Podemos escolher como nos relacionarmos com o mundo e com as pessoas!
Em vez de competir, unir forças. Em vez de destruir, construir. Em vez de segregar, incluir. Em vez de odiar, amar.
Dê a mão para a mulher e para o homem, que está ao seu lado e vamos, todxs juntxs, construir um mundo mais harmonioso e feliz! Afinal, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

Fonte: Visual Hunt

🙂

Toca aqui!

Abraço,
Dani

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO