Você é uma daquelas pessoas que acredita que o ano só começa depois do carnaval?
Segundo o site Freesider, enquanto você fica aguardando o carnaval, projetos estão sendo implementados, novos empreendimentos estão sendo abertos e centenas de pessoas estão realizando vendas e ganhando muito dinheiro nesse período considerado inútil para os negócios.
Eu amei algumas dicas que eles passaram para quem na verdade usa o carnaval como desculpa para procrastinar.
Olhem que interessante o que eles escreveram pois utilizamos vários outros pretextos, ao longo da vida, para justificar atividades que não foram executadas, alegando estar esperando o momento certo.
Procrastinação
A palavra procrastinação significa adiamento de uma ação. A grosso modo, podemos dizer que é aquela mania de deixar tudo para depois. Adiamos o máximo possível algo que poderíamos ter começado antes.
A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.
A procrastinação acontece quando alegamos não iniciar um novo negócio em janeiro, por exemplo, porque o ano só começa depois do carnaval. A realidade é que utilizamos de respostas conscientes para justificar o medo de fazer algo novo, ou uma atividade repetitiva que pode ser deixada para depois.
De acordo com o especialista em gestão de tempo, Christian Barbosa, são cinco os principais motivos que levam uma pessoa a procrastinar.
1 – “A falta de tempo é uma das desculpas mais usadas”. O motivo da falta de tempo é que, o tempo é utilizado para fazer coisas não relevantes, como checar e responder e-mail, por exemplo.
2 – A dúvida é um motivo que a pessoa tende a adiar tarefas que não sabe como resolver. Em vez de procurar ajuda, prefere se ocupar com outras responsabilidades e compromissos.
3 – O receio de que alguma atividade depois de realizada possa gerar algum problema, também é um motivo para postergar e não fazer o que deve ser feito.
4 – Atividades que demandam tempo e dedicação também são procrastinadas. Outro fator que contribui para essa enrolação é quando a tarefa é classificada como complicada.
5 – A falta de energia, indisposição, excesso de trabalho, problema na saúde e desmotivação no trabalho, são fatores emocionais que acabam alimentando a procrastinação.
Essas manobras, realizadas por nosso cérebro para se esquivar de responsabilidades, são na verdade uma autossabotagem. E todos esses motivos podem ser justificados pela espera do momento certo para a realização.
A hora certa
Quem acredita que o ano só começa depois do carnaval, e espera a comemoração terminar para iniciar seus projetos, ou até mesmo começar um novo negócio, esse ano, vai esperar também a copa do mundo acabar e as eleições acontecerem.
O ano vai terminar e mais uma vez os projetos ficarão no papel, e a oportunidade de faturar mais durante um ano todo, será desperdiçada a espera da hora certa para começar.
Esperar é o mesmo que não agir, é não tomar decisões, é aguardar um período ou um evento externo para a execução de algo que é desejável. Esperar a hora certa, sem planejamento, é como colocar um empecilho mental ou emocional que o impedirá de realizar a atividade.
É necessário prever um momento certo para executar algum projeto. Às vezes o sucesso de uma campanha depende de um período de tempo específico, mas tudo isso é planejado.
Podemos esperar a hora certa quando temos o controle dela. Quando esse momento é algo externo, sem relação com a empresa ou o projeto, como carnaval, páscoa, ou copa do mundo, a espera da hora certa é apenas autossabotagem.
A hora certa está relacionada à tomada de decisão. Não é esperar o momento certo é iniciar, agir e colocar em prática. E para a coisa acontecer é necessário utilizar artifícios de como eliminar a autossabotagem.
Os empreendedores mais bem-sucedidos não esperam, nem enxergam eventos externos como um impedimento para a concretização de seus projetos. Assumem a responsabilidade e definem o seu momento de agir.
Enquanto a desculpa de que o ano só começa depois do carnaval é utilizada pela maioria dos brasileiros, uma minoria realizou grandes negócios e aumentou o faturamento.
Atingiram esses resultados, pois eliminaram a autossabotagem e não se contentaram em ficar esperando o carnaval passar.
E você, está esperando o que para começar o seu ano?
O Carnaval já está acabando, então ACORDA MENINA!!!!!
Fonte – Blog Freesider