Alice em Forma

Você sabe o que é Crossfit?


Muito se fala sobre Crossfit, mas De onde e quando surgiu? o que é? Quais seus objetivos? Quem pode praticar a modalidade? Como funciona uma aula? Por isso o Coach Level 2 da Crossfit Be Happy, Marcelo Queiroz,  escreveu este texto para esclarecer tudo isso e levar você a pelo menos conhecer um pouco mais desse esporte que tem conquistado tantas pessoas.

De onde e quando surgiu?

Segundo o Crossfit Journal a primeira filial da Crossfit foi fundada em 1995 na Califórnia pelo então criador do método Greg Glassman, chegando no Brasil em 2010, com sua primeira filial, a Crossfit Brasil, fundada por Joel Feldman, e está situada em São Paulo capital.

O que é?

A definição de CrossFit é: “movimentos funcionais, constantemente variados, e de alta intensidade”. Os treinos são baseados em movimentos funcionais, que trazem o melhor da ginástica, levantamento de peso, corrida, remo, natação e trabalho de core. O Crossfit proporciona um excelente ganho de força e trabalho cardio respiratório, levando você ao seu limite em todos os treinos. Além dos resultados no corpo, o treinamento sempre sai da rotina.

Crédito: Academia Be Happy

Quais seus objetivos?

Esse formato do programa de treinamento do Crossfit está em discordância com regimes de treinamento fixos, tradicionais, previsíveis e rotineiros, seu objetivo é tornar cada praticante o mais forte e bem condicionado possível, realizando com sucesso tarefas conhecidas e desconhecidas no dia a dia, e isso se consegue treinando todas os 10 domínios da atividade física: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

Quem pode praticar a modalidade?

O Crossfit é totalmente inclusivo, pois as aulas são adaptadas e progressivas para cada nível de aptidão dos praticantes, que são pessoas de todas as idades e com diferentes níveis de condicionamento físico, desde atletas profissionais de diversos esportes, por crianças, idosos, e até pessoas com necessidades especiais.

Crédito: Academia Be Happy

Como funciona uma aula?
A aula de Crossfit é dividida em:
1) Aquecimento geral e específico do corpo;
2) Técnica do dia: parte da aula onde o praticante aprende, aprimora e/ou fortalece um movimento de carga, ginástico ou cardiorespiratório.
3) Wod (workout of the day -> treino do dia): essa é a parte principal da aula, onde a definição de Crossfit é colocado em prática;
4) Alongamento e volta a calma.

Crédito: Academia Be Happy

A especialidade do Crossfit é não ser especializado, forjando um condicionamento físico amplo, geral e inclusivo, tendo como resultado praticantes mais fortes, condicionados e aptos a fazer qualquer coisa que queiram em comparação com a maioria das pessoas, ou seja ser bom em tudo. A modalidade ganha cada vez mais adeptos não só pelo estilo de treinamento, que tira a pessoa da rotina mas também pela amizade e companheirismo que as pessoas que praticam a modalidade criam. Por isto, convido a todas as pessoas a conhecer nossa box e experimentar o desafio a superar e a amizade.

Na Academia Be Happy voce tem desconto especiais, veja todas as vantagens aqui.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO

CLUBE DA ALICE NA MÍDIA

Pular para a barra de ferramentas