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Empreendedorismo & Negócios

Você já preparou a sua loja para o Natal?


Quando falamos em Visual Merchandising para o Natal, muitos pensam na decoração do espaço. Porém, é necessário preparar o ponto de venda em diversos aspectos, pensando em fatores como o maior fluxo de clientes, a agilidade do serviço e a identidade da sua empresa.

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Foto: internet

– Não obstrua a circulação
Independente da época do ano, o planejamento de visual merchandising de uma loja deve ser pensado a fim de tornar o espaço acessível e com uma boa circulação. Porém, muitas lojas “bem resolvidas” nesse aspecto, pecam ao incluir decorações natalinas em locais inviáveis. Pense que, justamente nessas datas, o fluxo de clientes é maior; portanto, o ideal é eliminar objetos e móveis secundários ao invés de inserir mais itens no espaço. Objetos no chão, por exemplo, podem não ser uma boa ideia: além da possibilidade de “enroscar” nos pés dos clientes, uma cesta com produtos no chão exige que o cliente abaixe para acessar o produto. Além de desconfortável, o cliente abaixado toma um espaço de circulação no corredor da loja; sendo desconfortável tanto para ele como para os demais.

 

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Foto: internet

– Essa é a hora de sinalizar. Muito!

Voltamos a falar do grande fluxo de pessoas. Em um momento onde muitas lojas estão com equipes reduzidas, use sinalizações para agilizar o atendimento e não perder vendas quando toda a equipe já estiver prestando atendimento. Coloque placas, cartazes, suportes com informativos entre outros para guiar o cliente no ponto de venda: área com descontos, arara com peças básicas, itens para presente com preços “até R$ X reais”, condições de parcelamento… Informe tudo que puder sem precisar de um funcionário (e claro, sem atrapalhar o visibilidade dos produtos e a circulação). Dessa forma, seu cliente e sua equipe ganham tempo. Pensar em auto serviço é uma boa estratégia nessa época do ano.

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Foto: internet

Com um cartão presente integrado à decoração da vitrine, a loja informa que possui Gift Card

– Decore sem esquecer sua identidade

Manter a identidade da marca ou loja independente da época do ano é fundamental para fortalecer a imagem da sua empresa no mercado. Uma marca com decoração moderna e descolada, com um papai Noel e velas clássicas na vitrine no período de Natal com certeza soará incoerente. Existem inúmeras maneiras de representar datas comemorativas, e é importante que sua empresa aposte em uma decoração alinhada ao conceito da marca. No exemplo abaixo, é possível entender essa máxima de forma bem clara: uma loja que comercializa óculos clássicos, por exemplo, traz uma decoração natalina diferente de um ponto de venda votado para o público jovem.

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Foto: internet

Quer saber mais sobre visual merchandising e descobrir formas de valorizar seu produto?

Meu nome é Ivy Lemes, sou visual merchandiser, e presto consultoria visual e de conteúdo (voltado para sites e fanpages) para marcas e lojas. Entre em contato através do [email protected] e ou acesse facebook.com/cenamoda e saiba mais.

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