A Black Friday ou “sexta feira negra” (em português)
… é o dia de início da temporada de compras natalícias nos Estados Unidos. A Black Friday acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças americano, que acontece todos os anos na quarta quinta feira do mês de Novembro.
O dia é marcado pelo início de promoções em muitas lojas varejistas americanas e, nos últimos anos, tem se espalhado como um dia de início de grandes promoções em diversos países do mundo.
Segundo a Wikipedia, a denominação parece ter surgido no início dos anos 90, na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que sempre acontecia com muitas pessoas e congestionamentos enormes nas ruas, pois se iniciava o período de compras para o natal. O termo também foi associado com uma crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869.
No dia do evento Black Friday muitas lojas abrem bem cedo, algumas com horas de antecedência para atrair o maior número de consumidores através de ofertas. Milhares de pessoas aguardam em filas para aproveitar promoções. A popularidade do evento é grande, sendo que os descontos oferecidos são considerados mais atrativos do que os natalinos por muitos consumidores.
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online
A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões em comércio online. Os produtos mais almejados são televisores e smartphones.
Segundo a consultoria E-Bit, em 2014, a data gerou R$1,2 bilhão em vendas somente na internet, que corresponde a 3,5% do faturamento anual, consolidando-a assim como uma das datas mais importantes para o comércio online.
Para evitar práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, a câmara brasileira de comércio eletrônico (Câmara e-net) criou o código de ética para a Black Friday e publicou uma lista com as lojas participantes que foram regulamentadas segundo as normas da cláusula. Outro problema sério que ocorre no Brasil são os descontos “maquiados”, ou seja, as lojas sobem o preço alguns antes do Black Friday e baixam no dia do evento, alegando “megadescontos”.
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada.
Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com a referência do nome. A procura pelo termo ‘Black Friday’ em 2013 cresceu mais de 300% em relação a 2012, o que levou muitas agências de publicidade a se colocarem como centrais oficiais do evento.
Em 2016, as vendas cresceram 17%, chegando à R$2,1 bi, mas acabou decepcionando muitos lojistas, que esperavam um crescimento ainda maior, freado por conta da crise econômica enfrentada no país.
Em 2017 a Black Friday ocorreu no dia 24 de novembro e em 2018 acontecerá em 23 de novembro.
Fonte: Wikipedia – https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday
Seja uma Alice de Carteirinha e pague MEIA ENTRADA no IMAX Palladium