Meu nome é Mathisa, eu sou formada em psicologia há 10 anos, hoje estou voltando ao consultório atender pacientes individuais, mas por quase 8 anos da minha carreira eu me voltei ao trabalho social.
Trabalho Social
É, eu trabalhei todo esse tempo junto a instituições que oferecem serviços de apoio a crianças e adolescentes, ou oferecem cuidado a idosos, ou a animais, a pessoas com deficiência, enfim.
Eu tinha um salário, ou seja: não era voluntária, eu ganhava meu dinheiro, tinha meu carro e fazia minhas viagens. Tudo isso por uma escolha simples no meu caminho: trabalhar realizando IMPACTO SOCIAL.
Você já ouviu essa palavra IMPACTO no noticiário?
Geralmente ela está junto de algum acontecimento ruim, como “o impacto dos dois carros foi forte e matou os passageiros”, ou “o impacto da crise financeira nas vendas”, ou ainda então “espera-se que o impacto do furacão nos Estados Unidos seja avassalador”.
Pois é, eu estou aqui hoje pra te contar sobre um impacto diferente, o IMPACTO POSITIVO que eu, você e qualquer pessoa do mundo podemos ter na sociedade e no mundo como um todo.
Te convido a pensar por um segundo em algum problema que te causa incômodo. Vou usar o meu como exemplo: o lixo.
Eu sempre me incomodei com a quantidade de lixo gerada na minha casa, tanto orgânico quanto reciclável. Me incomoda mais ainda o lixo no chão da rua, ou dos parques, ou pior ainda, na areia da praia. Me dá uma angústia pensar nessa lixarada no chão, mas realmente não há muito o que se fazer com o lixo do mundo inteiro, então de uns tempos pra cá, passei a pensar em como eu poderia reduzir a quantidade de lixo que EU produzo.
Comecei usando Eco Bags para ir ao supermercado. Uma coisa mega simples que economiza umas 5 sacolas por compra e eu faço compra uma vez por semana.
Aí, estando no mercado refletindo sobre sacolas, parei de pegar aquelas sacolinhas transparentes para colocar as frutas e verduras, passei a deixá-las soltas na cestinha e coloca-las direto na balança para pesar. Aí se vão mais umas 5 sacolinhas.
“Ah, mas isso é tão pouco, vai querer mudar o mundo só fazendo isso?”
É, tem vezes que eu penso que pode ser uma ação muito pequena perto do tamanho do problema, mas eu fiz a minha parte!
E é isso que eu chamo de impacto: a minha atitude de reduzir 10 sacolas por compra faz com que 10 sacolas por semana não vão pro lixo! Sou eu, pequenininha e sozinha, causando uma redução de 40 sacolas por mês! E, bem no fim, são 480 sacolas por ano!
Gente, a conta começou a ficar maior!
Qua-se-qui-nhen-tas-sa-co-las de uma só pessoa!
Uma pequena mudança de atitude, acessível para você começar hoje, pode impactar muito positivamente o mundo! Olha que incrível!
Convido você a pensar em quais hábitos pequenos você pode mudar no seu dia-a-dia, que ocasionarão um impacto positivo no mundo! Eu citei o lixo, mas pode ser dar uma comida para um animal de rua, ou melhor ainda, achar um lar para ele. É oferecer uma palavra amiga a alguém em necessidade. É não gritar no trânsito e nem gritar com ninguém.
Muita gente acha que para mudar o mundo precisamos de graaaaandes atitudes. É, claro, grandes atitudes são excelentes, mas elas são raras e demoradas. O mundo muda MESMO a partir de milhares de pequenas atitudes, diárias e feitas por gente comum como eu que, de saquinho em saquinho, quero mudar as coisas.
Gostou?
Quer falar mais sobre impacto? Me segue no Insta – https://www.instagram.com/mathisa_/
Mathisa Martinek Stachuk
Psicóloga, MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores e Pós Graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais. Trabalhou por 7 anos na área de desenvolvimento social. Atua como psicóloga clínica e mentora de negócios para empreendedoras.