O Reels se tornou um dos principais formatos de post no Instagram e, desde o seu lançamento, recebe novas ferramentas periodicamente. Agora que ele está entrando para o Facebook também chegou a hora de perder o medo e se jogar nas múltiplas opções que ele nos oferece.
A ideia principal do Reels é que você expresse a sua essência ou a da sua marca com vídeos curtos e divertidos.
Simmmm, eles devem ser leves.
E você pode estar pensando como fazer para transformar um conteúdo comercial em um formato que caiba em um Reels, posso te garantir que é mais fácil que você imagina.
Segundo o site do Instagram, esses anúncios ajudarão as empresas a alcançar públicos maiores, permitindo que as pessoas descubram conteúdos novos e inspiradores de marcas e criadores de conteúdo.
“O Reels é uma ótima maneira para as pessoas descobrirem conteúdo novo no Instagram. Por isso, os anúncios se encaixam naturalmente. Marcas de todos os tamanhos podem aproveitar esse novo formato criativo em um ambiente em que as pessoas já estão se divertindo.” – Justin Osofsky, diretor de operações do Instagram
No momento, uma coisa é certa aqui no Brasil: o algoritmo do Instagram está sendo muito generoso com quem usa o Reels, especialmente quando o Reels é postado no Feed.
Quem conhece um pouco sobre os algoritmos, sabe que nem todo mundo que te segue, vê seu conteúdo.
Se você postar uma foto no Feed agora, ela será vista por uma porcentagem de seus seguidores. Se você publicar um Reels apenas na seção do Reels, pode ser que o encontrem. Porém, se você postar um Reels no seu Feed, o algoritmo do Instagram vai possibilitar que seu Reels tenha mais curtidas e vai recomendar o conteúdo para seguidores em potencial.
Por ser um conteúdo curto e criativo, os Reels acabam gerando automaticamente mais engajamento. As pessoas comentam e compartilham os que acham interessante ou se identificam. No caso de um conteúdo contar com alto engajamento, há grandes chances de se tornar um vídeo viral, sendo compartilhado em grupos do WhatsApp e até mesmo aparecendo em outras redes sociais.
Inspirar-se e planejar o vídeo do Reels
Antes de criar um dos Reels, crie um vídeo planejado para garantir o conteúdo à empresa. Veja abaixo como preparar o conteúdo dos vídeos do Reels da sua empresa.
- Salve os vídeos do Reels que você achar interessante ou quiser recriar nos moldes da sua empresa.
- Monitore todos os momentos culturais, temas ou assuntos do momento enquanto assiste aos Reels.
- Siga @instagramforbusiness para conhecer as ferramentas e as dicas de criação mais recentes da equipe do Instagram.
Na parte inferior, selecione o formato “Reels”. Logo acima, você verá um botão de captura. Navegue entre os filtros para selecionar uma das opções disponíveis. Para explorar a galeria de filtros, toque no ícone de brilho acima do botão;
O site Merkadológo fez um passo a passo para quem nunca fez
1° Abra o aplicativo da instagram
2° Toque na sua foto de perfil, conforme mostra a imagem abaixo;
3° Clique no sinal de “+” e escolha a opção “Vídeo do Reels”;
4° No canto inferior esquerdo clique no quadrado com sinal de + em azul, conforme mostra a imagem abaixo;
5° Escolha uma imagem da sua biblioteca de imagens;
6° Ao escolher uma imagem você será direcionado para uma tela que mostrará, por padrão, sua foto com 5 segundos de limite, podendo ser reduzido este tempo. Conforme mostra a imagem abaixo. No canto superior direito clique em adicionar, agora repita a mesma ação que usou para adicionar a primeira imagem e adicione outras;
7° Após escolher todas as fotos que deseja para montar o vídeo, clique em “prévia”;
8° Agora, caso preferir, você pode adicionar música em seu vídeo ou até mesmo efeitos por meio de filtros que o Reels disponibiliza. Para adicionar um áudio basta clicar no sinal de música, e para adicionar o filtro basta clicar nas três estrelinhas conforme mostra a imagem abaixo. Se preferir, você pode adicionar outros elementos clicando no ícone da carinha feliz com a ponta dobrada. Após essas edições, clique em avançar;
9° Faça um descritivo do Seu Reels, escolha se deseja compartilhar também no feed do instagram e clique em compartilhar.
ronto você acabou de aprender como postar Reels no instagram com fotos.
Como postar Reels no Instagram com vídeo pronto
Para postar Reels no Instagram com vídeo pronto é mais simples do que com imagens. Afinal, o conteúdo já está gravado e agora é só editar e publicar.
Na opção de postar Reels com foto, eu ensinei você a acessar a função do Reels de uma maneira, agora vou ensinar de outra forma, mas que chegará no mesmo resultado.
1° Acesse o aplicativo do Instagram
2° Com o Instagram aberto, clique no ícone de claquete na parte inferior central da tela, e depois clique no ícone da câmera, na parte superior direita da tela.
3° Escolha o vídeo pronto em sua galeria clicando no quadrado localizado no canto inferior esquerdo, onde tem um sinal “+” na cor azul. Depois escolha o tempo que deseja compartilhar do vídeo regulando no canto inferior e clique em adicionar no canto superior direito.
4° Repetir o processo caso deseje adicionar outro trecho de vídeo. Após escolher os vídeos clique em prévia, no canto inferior direito. Coloque efeitos caso deseje clicando em um dos ícones que aparecem na prévia na parte superior da tela. É possível adicionar áudio, filtros, stickers, riscos manuais e textos. Clique em avançar.
5° Na última parte, escreva uma descrição para seu Reels, escolha uma capa para o vídeo clicando na imagem no canto superior esquerdo. Ative a opção de “compartilhar também no feed” para que seu vídeo apareça também para seus seguidores no Instagram. Clique em compartilhar em azul.
Você também pode e deve escolher uma capa para o seu vídeo se quiser. Essa capa pode ser um momento da gravação ou uma foto do rolo da câmera, mas ela precisa chamar a atenção para quem está vendo o post no seu feed ter a curiosidade em clicar.
Ahhhh e tem uma coisa muito boa…
Se você postou e não gostou de como ficou a capa, pode editar.
Como editar a capa do Reels depois de postado (dicas do site Canaltech)
Passo 1: acesse o Instagram pelo celular e, na página de perfil, selecione a aba de Reels;
Passo 2: feito isso, escolha um dos vídeos publicados;
Passo 3: agora, clique no menu de três pontos que fica posicionado no canto inferior direito da tela;
Passo 4: entre as opções, escolha “Editar”;
Passo 5: na página de edição, dê um toque sobre a capa atual;
Passo 6: agora, escolha um frame do vídeo para ser a nova capa ou, se preferir, clique em “Adicionar do Rolo da Câmera” para escolher uma foto da galeria;
Passo 7: por fim, clique em “Concluir”, no canto superior direito da tela.
Gostou das dicas?
Agora é hora de coloca a mão na massa e quando fizer o seu primeiro Reels não esquece de marcar o Clube da Alice, queremos ir lá interagir.