Coisas de Alice

Vai comprar pela internet? Fique atenta…


Quase todo santo dia tem alguma postagem no Clube da Alice se queixando de uma compra malsucedida ou de uma fornecedora que não entregou o que prometia. Ahhhh fora as queixas de que entregou o produto e não recebeu o pagamento, depositei e a pessoa não me atende mais, e por aí vai…

Quando vamos escutar a reclamante normalmente alguns cuidados, para lá de básicos, não foram tomados para  a realização da compra. E chego a ficar pasma de como as pessoas acham que esses cuidados são desnecessários, até a hora que ela se vê recebendo um casaco igual a esse da foto abaixo.  Compra uma coisa e recebe outra que não dá nem para dizer que é similar ou que foi inspirado na foto, é outro produto mesmo.

como-comprando-roupas-da-china_5

Alguns conselhos básicos para você ter em mente  na hora de encomendar alguma coisa pela internet, principalmente nos casos do Clube ou em grupos do Facebook onde muitas fornecedoras não tem empresa estabelecida em uma sede:

Sempre pergunte se a foto é do produto que ela mesma produz ou se serve de inspiração para o trabalho dela. Quase todos os casos de problemas de expectativa 10 e realidade zero aconteceram com fotos que o fornecedor retirou da internet para ilustrar seu post.

Em caso de resposta afirmativa do item anterior peça mais fotos de outros trabalhos para comparar.

No caso de um serviço para uma data especial e que a entrega precise ser feita no dia ou vai “acabar” com o seu evento, NUNCA, sério, nunca mesmo encomende de alguém que você nunca viu ou que você não tenha as melhores referências possíveis de outras clientes. Existem momentos que não tem volta. Imagina no aniversário da sua filhinha você receber um bolo da Pepa como o da foto de capa ou uma fotógrafa que combina com você e não aparece no dia para eternizar esse momento?

Bons fornecedores sempre tem referências e muitas fotos de outros produtos. Hoje em dia, com o Facebook principalmente, é fácil comprovar as mesmas. Para empresas maiores consulte no Google – (basta escrever MARCA TAL – RECLAMAÇÕES), eu sempre faço isso. Fora o site

http://www.reclameaqui.com.br/

Nos casos de alimentação vale a mesma dica, ou faça um pedido pequeno antes para experimentar e ver como o fornecedor se comporta.

Vemos muitos posts assim: “O que vocês acham desse produto? Vou trazer por XXXX Reais, quem quer?”.

Normalmente os valores são muito atrativos para o produto em questão. Aí nesse caso temos dois problemas: 1- Muitas dizem que querem no impulso, a fornecedora se empolga e depois fica com o produto encalhado. 2- Você encomenda e quando chega o produto é tipo esse vestido aqui ou não veste como você imagina.

vestidos-da-china1210

Você não deve depositar valores adiantados sem negociar antes com o fornecedor e confirmar alguns dados, até mesmo pedir um recibo ou um contrato. Eu já vi casos que a pessoa comentou:”Eu depositei porque era uma Alice…”. Em um grupo de mais de 200 mil pessoas essa colocação é totalmente surreal. Cada uma de nós é responsável por nossos atos, inclusive os de consumo…

Me sinto meio repetitiva escrevendo essas dicas, para mim elas são tão óbvias, mas quando vejo casos onde um pouco de cuidado teria evitado os transtornos, me sinto na obrigação de escrever. Muitas vezes na pressa esquecemos desses detalhes mas depois não adianta reclamar.

Ahhhhh, e falando em reclamação tem outro assunto que quero conversar com vocês…

Muitas nos pedem para criar uma lista NEGRA das Alices que não cumprem o que prometem.

Para quem não sabe essa prática é ilegal, não podemos criar normas que sejam contra a lei. Todos tem o direito ao contraditório, aconselho a quem se sentiu lesada que procure os canais competentes para tal fim. Nosso grupo não possui ferramentas para esse tipo de dinâmica, pelo menos atualmente.

Eu sei que ficamos muito chateadas quando isso acontece mas não podemos expor as pessoas.

Já aconteceram casos de reclamações de empresas no grupo e que a participante teve que se retratar, o Clube da Alice não é o canal certo para fazer isso. Você pode passar de certa a errada em uma situação e ainda ter que indenizar a outra parte, pense nisso e segure seus dedinhos antes de postar alguma coisa. E vale também no seu Facebook pessoal, não perca a razão colocando sua raiva para fora no lugar errado.

Então…

Vai comprar pela internet? Fique atenta, mas não desanime porque o mercado online está cheio de gente séria e querendo fazer do jeito certo…

Beijos para todas e boas compras!!!!

assinatura-blog-clube-Monica-Berlitz

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO

CLUBE DA ALICE NA MÍDIA

Pular para a barra de ferramentas