Na última quarta-feira, eu e a Thayza Melo tivemos a honra de contar um pouco sobre o Clube da Alice para uma platéia mega especial no Congresso Sesi ODS.. Um evento que reconheceu as escolas públicas com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e com a melhor evolução, além do município com a nota mais alta.
Durante o Congresso Sesi ODS, aconteceu o lançamento da plataforma Empoderamento das Mulheres – Trabalho e Valorização e a entrega do Prêmio Sesi ODS 2016, que reconheceu instituições que realizam ações em prol dos ODS.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Muitas empresas, instituições e pessoas físicas estão se movimentando para trabalhar em prol dos ODS e de sua divulgação. No Paraná, o Sesi é um dos principais agentes desse trabalho.
Fiquei impressionada com os números apresentados e com o brilho nos olhos das crianças e dos professores que subiram ao palco para as homenagens. Os municípios vencedores receberam troféu e certificado. E olhem que bacana, os alunos das escolas reconhecidas vieram para Curitiba para o evento e partiram para São Paulo, onde farão um tour por espaços culturais. Um presente muito merecido já que o esforço foi grande para atingir notas como as da escola Maria Ines Speer Faria, de Bandeirantes, que teve a melhor evolução e apresentou 81% de melhoria (de 4,2 em 2013, para 7,6 2015).
Após a apresentação do evento pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo teve início a premiação das escolas e logo em seguida o painel de especialistas que participamos sobre empreendedorismo feminino.. Mediado por Maria Cristhina Rocha, gerente de articulação estratégica e inovação social do Sesi no Paraná, contou com a participação de Rúbia Quintão, coordenadora geral de projetos especiais da secretaria nacional de articulação social da Presidência da República, que apresentou a situação do Brasil em relação ao cumprimento da Agenda 2030; Pedro Luiz Fernandes, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novozymes Latin America, que lançou o segundo livro-aplicativo da Coleção Nova Perspectiva.
Foi uma delícia ouvir tanta coisa bacana que está acontecendo na educação do Paraná e ainda contar e responder curiosidades do Clube da Alice. É incrível ouvir as histórias que cada uma tem com o grupo e também responder os homens que não entendem bem como o clube funciona.
Como já contei em outra matéria aqui do blog, nós fomos convidadas pelo Dr. Flávio Arns para assinar os “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” e isso nos deixou muito honradas. O convite para participar desse evento nos reforçou que o Clube da Alice se encaixa nesse trabalho e não só em uma ODS e sim em várias como afirmou a Rúbia Quintão, coordenadora geral de projetos especiais da secretaria nacional de articulação social da Presidência da República.
Foi uma manhã especial, aliás poder falar sobre o Clube da Alice é sempre muito especial. Agradeço de coração o convite e o carinho que recebemos de todos nesse evento.