Olá Alices!!! Vamos falar sobre voluntariado?!
O voluntário é um cidadão (entenda-se homens, e mulheres!) digamos assim, com mestrado.
Mestrado em generosidade, em paciência, em desprendimento. É um PhD em humanidade. O voluntário tem atitude, compreensão e muita responsabilidade com a sua missão.
Acompanhar a união de pessoas que se reúnem por uma missão é comovente e motivador.
Perceber, por intermédio de palavras, gestos e olhares a satisfação do cidadão que passa a fazer a diferença ao seu redor, é difícil descrever…
Assim é o pessoal do Amigo Bicho!
Criado em 2005, o projeto realiza terapia e atividades assistidas por animais (T/AAA), com o objetivo de beneficiar pessoas por meio do contato com cães.
Fotos: Mari Scaramella e arquivo Amigo Bicho
Os voluntários e seus animais de estimação visitam semanalmente instituições como escolas especiais, hospitais, orfanatos e asilos investindo seu tempo e se dedicando a esta atividade com um único objetivo: ajudar o próximo!
Muitos são os relatos de pacientes, médicos, pessoas hospitalizadas, enfermeiros, idosos, pais que acompanham esse trabalho, sobre os benefícios que este tipo de terapia proporciona.
A Alice, veterinária e coordenadora do projeto, Letícia Será Castanho, diz que a Terapia
Assistida por Animais (TAA) é comprovadamente uma técnica útil na socialização de pessoas, na psicoterapia e em tratamentos de pacientes com necessidades especiais. Diminui a ansiedade de várias causas e auxilia pacientes com doenças graves como o câncer ou mal de Alzheimer. “Os animais de comportamento dócil trazem aos seres humanos momentos de tranquilidade e alegria. As pessoas acabam deixando de lado seus problemas, dores, insatisfações, inseguranças, seus momentos de solidão, tristezas e angústias”, afirma.
Fotos: Mari Scaramella e arquivo Amigo Bicho
Me sinto imensamente feliz ao falar desse projeto do qual também faço parte! Um projeto cheio de amor e comprometimento. Deixo aqui a minha gratidão aos amigos de duas pernas e aos anjos de quatro patas. Aprendo muito com todos a cada visita! Ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo sabe… é muito mais que olhar para a necessidade do outro, muito mais que fazer parte de uma maravilhosa corrente, muito mais que colocar o seu entendimento e experiência em benefício do todo. Ser voluntário é ser humano, sem buscar fama, dinheiro ou poder; mas apenas doar o que se tem de melhor. Basta o desejo de ajudar, aliado ao comprometimento com alguma ação.
E aí? Você se encaixa no perfil das pessoas que podem doar pelo menos 01 hora por semana em favor de alguma causa?
Sempre acabo achando que contribuo pouco, mas a minha parte busco fazer… E você, tem feito a sua?
Para saber mais sobre o trabalho social do projeto e também ajudar, curta e acompanhe a fanpage no facebook – Projeto Amigo Bicho