Sorria, meu bem! Dicas para manter a saúde bucal!
Nem sempre ela é prioridade na nossa rotina, mas a saúde bucal tem muita relação com a saúde do nosso corpo. Isso porque além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente. Dessa forma, ela é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
A Biblioteca Virtual da Saúde, do Ministério da Saúde, alerta sobre alguns problemas bucais e dentários que podem ser evitados com uma boa higiene bucal. Entre os problemas mais comuns estão a cárie, lesões, aftas, mau hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro.
Saúde bucal: principais problemas
Possivelmente a mais conhecida entre as doenças bucais, a cárie é a desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos. Ela também pode ser causada por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca, como tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer. Ela pode ser vista como um pontinho preto que “corrói” o dente e, caso não seja tratada, pode comprometer a polpa, levando à necessidade de um tratamento de canal.
A falta de higiene adequada ou alterações no padrão de imunidade do corpo podem ser a causa do aparecimento de lesões e aftas. Fique atenta a inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios.
Planos Odontológico Amil
Consulte uma Corretora Parceira do Clube da Alice e acesse benefícios exclusivos
A inflamação da gengiva, provocada pela placa bacteriana, pode causar uma gengivite. A placa bacteriana, por sua vez, é o conjunto de bactérias que colonizam a cavidade bucal. Ela costuma se fixar nas regiões de difícil limpeza, como a área entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás. Além da gengivite, elas também podem provocar cáries e formação de tártaro, que é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.
Como prevenir problemas bucais?
No dia a dia, é importante manter uma rotina de higienização adequada dos dentes e da boca. Isso inclui a utilização do fio dental, a escovação após as refeições e antes de dormir. Também é interessante evitar o consumo excessivo de doces e carboidratos, principalmente aqueles que podem deixar restos nas cavidades dos dentes. A língua, que muitas vezes é esquecida no momento da escovação, também precisa de atenção. A limpeza pode ser feita com um raspador, que retira a saburra lingual. Mas não é só isso.
A visita regular a um dentista é fundamental para verificar regiões que, muitas vezes, não conseguimos observar no espelho. A limpeza profissional também é necessária, para remover placas e tártaro que não saem somente com a escova. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a consulta ao dentista seja feita, pelo menos, a cada seis meses. Para garantir essa visita regular, um plano de saúde odontológico é uma boa opção.