fbpx
Ansiedade Positiva

Saiba como as Metas podem ajudar no controle da Ansiedade


Saiba como as Metas podem ajudar no controle da Ansiedade

Sabemos que a ansiedade pode ser positiva quando temos domínio sobre ela e a utilizamos enquanto um recurso emocional, que gera energia motriz para a realização de algo. Para isso acontecer, precisamos antes (é claro) definir uma direção, para que ela possa caminhar.

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais ansiosas, querendo encontrar algo para conquistar sem ao menos saber o que é, ou até por onde começar, e nesse meio tempo esquecem delas próprias, vivendo uma vida se comparando com questões externas a si.

Hoje viemos te ajudar, ensinando como as metas podem ajudar no controle da ansiedade.

 

Metas, o que são?

As metas são, nada mais e nada menos, do que o fragmento de um objetivo, composto por tarefas. Por exemplo, uma pessoa que deseja viajar para o exterior nas férias (esse é o objetivo), precisa começar a se planejar e a criar uma estratégia (metas), para que ela consiga realizar esse objetivo. E para tanto, com as metas definidas, começar a elencar e ordenar as tarefas para serem realizadas no dia a dia.

Ou seja, as metas são recursos que servem para a gente nortear o nosso tempo  e torná-lo produtivo em relação aos nossos objetivos.

No caso da ansiedade não é diferente. Para conseguirmos ter o domínio dessa emoção e a utilizá-la como um recurso a favor dos nossos objetivos, primeiro devemos organizar o nosso tempo, estipulando metas (desafiadoras) no nosso dia como forma de fortalecer o autocontrole.

 

Como elas podem ajudar?

Metas são, no geral, o ponto inicial para mudar qualquer situação de vida.

Ao começar por definir uma tarefa ao seu dia, a ansiedade (ânsia) por realizar algo que antes estava sem rumo e presa ao organismo – causando todas as sensações ruins que já conhecemos, diga-se se passagem – agora possui uma tarefa, um objetivo, uma meta! Ou seja, aquela energia toda que a ansiedade contém como característica, agora pode ser canalizada para uma ação diretiva e prática, para extravasar em uma direção.

Agora, sabendo disso, propomos a você se desafiar a seguir cinco passos:

 

1) Pense e anote um Objetivo que deseje alcançar;

2) Fracione o tempo que deseja levar para atingi-lo;

3) Elabore as Metas que deseja realizar (com um prazo);

4) Realize as metas e tique como concluídas;

5) Celebre a realização de CADA uma delas!!!

 

Ticar tarefas e Celebrar é assunto para um texto inteiro, visto a importância que esta atitude têm no nosso cérebro, bem como o impacto que gera nas nossas emoções, em termos gerais!!

Uma excelente semana a todos!!!

www.ansiedadepositiva.com.br

 

A Psicóloga e Master em PNL ( programação neurolinguística) Isabella Kobbaz e a instrutora de Pilates Maria Carolina assinam juntas a coluna Ansiedade Positiva.

 

A Psicóloga e Master em PNL ( programação neurolinguística) Isabella Kobbaz e a instrutora de Pilates Maria Carolina na palestra sobre o projeto.

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO