Seu mundo pode mudar, só depende de você.
Costuma-se pensar na vida como algo imprevisível e totalmente fora do nosso controle.
Mas nem sempre é assim.
Muitos fatos são ocasionalidades da natureza, porém, como reagimos a essas facticidades é o que norteará o nosso futuro.
Stephen Richards Covey, escritor norteamericano, postula que a nossa vida é pautada essencialmente em nossas reações, e estas equivalem a 90% do todo. Os 10% restantes são os episódios inesperados, súbitos ou imprevisíveis. A este postulado deu- se o nome de “Princípio 10/90”, ilustrando assim como somos senhores do nosso destino.
Infortúnios acontecem o tempo todo, por todo o mundo. Decepções, frustrações e até acidentes. No entanto, prostrar-se diante deles ou enfrenta-los só depende de nós mesmos. A mesma situação que faz de uma pessoa mártir, faz de outra vencedora. Tudo depende de nossa postura e das escolhas que fazemos.
Em momento algum isso representa negar sentimentos. Obviamente situações indesejáveis causam dor e cada gravidade corresponde a uma intensidade, que demanda um determinado tempo para a sua cura. Ter uma postura firme diante da dor é a minha mensagem.
Ter uma atitude positiva no sofrimento pode parecer algo pesado. Mas você pode ir gradativamente se habituando a treinar outras reações diante da dor: estratégias para se acalentar, debruçar-se a solucionar a questão (quando se trata de algo que pede uma resolução), praticar atividades que promoverão serenidade mental, como por exemplo a meditação. Enfim, toda e qualquer ocupação que tire você da autocomiseração.
Assumindo papel de vítima seremos eternamente vitimas; por outro lado, quando nos portarmos de maneira auspiciosa colheremos frutos positivos.
Comporte-se diferente e mude a sua vida!