fbpx
Blog da Farofa

Precisa mesmo castrar????


Oi pessoAU, bom dia!!!

Eu ando meio sumida né? Mas também pensa como andam a minha vida e a da minha humana… um agito e uma correria que vocês não acreditam.

Hoje eu resolvi escrever pois amanhã vai acontecer alguma coisa diferente e estou meio que com um certo “medinho”. Como vocês sabem, eu sou muito destemida, mas desta vez estou preocupada.

Minha humana me disse que amanhã eu vou castrar. Alguém aqui já “castrou”? O único amigo que eu tenho que já fez isso foi o Thor, mas eu não encontrei com ele ainda para saber como foi.

Será que dói? Será que eu vou ficar muito tempo longe de casa? Será que vou ter que tomar remédio (ecaaaaaaa)??????

A Tia Veri me falou que é importante para a minha saúde e os humanos aqui em casa estão me paparicando muito, então vamos lá enfrentar o medo e fazer esta castração de uma vez.

Depois eu conto para vocês como foi lá com a Tia Ana Cecília!!!! A Tia Veri me falou que ela castra e cuida de todos os seus AUmiguinhos lá na Clínica Veterinária Santa Catarina.

15822977_10206047679349831_7505059008707486043_n

Me desejem Boa Sorte 🙂

Beijos Beijos e Au Au…

Selo
DICA DA VERI:
Quando o assunto é castrar ou não um animal de estimação, existem várias dúvidas que
surgem nas cabeças dos familiares desse animalzinho.
Do ponto de vista da saúde existem mesmo vários benefícios relacionados à castração,
conversando com um médico veterinário você irá descobrir vários desses benefícios. Do ponto
de vista do comportamento existem também diversos benefícios e, infelizmente, existem
também muitos mitos relacionados ao assunto. Alguns mitos são:

– acreditar que o animalzinho vai ficar mais triste após esse procedimento, que perderá a alegria. A castração não irá mudar o temperamento do seu cão, pode ficar tranquila!

– acreditar que a castração vai deixar o cão mais obediente. O que deixa um animalzinho mais obediente é educa-lo, a castração pouco pode fazer sobre esse aspecto.

– achar que o cão vai parar de destruir e vai se acalmar. Infelizmente esses dois comportamentos tem relação com falta de estímulos mentais e atividade física muitas vezes, não tem relação com a castração.
Porém, apesar de existirem muitos mitos, a castração continua a ser benéfica sob vários aspectos. A castração tem ação direta em comportamentos que estão relacionados aos hormônios como por exemplo demarcação territorial, brigas entre cães e também ao nível de docilidade em machos, uma vez que a testosterona tem relação nesse comportamento.

Ao optar por castrar seu cão é importante leva-lo a um médico veterinário de confiança e seguir todos os cuidados após a cirurgia, afinal, apesar de simples, continua sendo uma cirurgia.

Veridiana Martins
Adestradora (41) 98891-6887

www.adestramentoamigofiel.com

Thumbnail

DICA DA TIA ANA:

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, principalmente em relação aos animais de rua. A única forma de evitar filhotes indesejados é a realização da castração, que é um procedimento cirúrgico permanente, ou seja, não pode ser revertido. Por outro lado, muitos tutores de pets, procuram os médicos veterinários para a realização da cirurgia com a finalidade de além de evitar o cio e filhotes, também evitar o surgimento de algumas doenças.

A cirurgia, no caso das fêmeas, consiste em retirar o útero e ovários. É um procedimento com baixo índice de complicação, principalmente se o médico veterinário realizar exames pré-operatórios e ouso de anestesia segura e adequada.

As vantagens da castração em relação a saúde são inúmeras, principalmente quando ocorre precocemente, antes do 1 e no máximo antes do 2 cio. Dentre as principais vantagens incluem a diminuição do surgimento de tumor mamário; infecções uterinas; pseudociese (gravidez psicológica) e a cruza indesejável.

Uma das principais desvantagens da castração de fêmeas, é a possibilidade do surgimento de incontinência urinária e cistites recorrentes, principalmente quando realizada antes do primeiro cio.

A principal queixa e preocupação dos tutores com relação à animais castrados é com o ganho de peso. Isso pode ser evitado com uma alimentação adequada e balanceada, sem exageros. O pet quando castrado, se torna mais calmo e com isso diminui suas atividades físicas, por tal motivo pode ganhar peso quando sua alimentação permanece a mesma em quantidade e em calorias.

Sem-Título-2

Clínica Veterinária Santa Catarina
Rua Fagundes Varela, 1519 – Bacacheri
(41)3363-0014 – www.cvsantacatarina.com.br

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO