Você tem dificuldade para escrever uma legenda para os seus posts? Então se liga nas dicas que separamos para vcs.
Dicas para escrever legendas que engajam
Por que as legendas importam?
De vez em quando, você vai ver celebridades postando suas fotos no Instagram e deixando a legenda em branco. Essas postagens geram milhares de curtidas e comentários sem ter nenhum texto, mas essas celebridades também possuem milhões de seguidores.
A maioria das marcas e empresas não tem esse “fator celebridade” e não conseguem gerar o mesmo nível de engajamento “apenas aparecendo” no feed com um post.
O Instagram é uma plataforma extremamente visual, com sua base formada na postagem de fotos e vídeos. Um visual forte pode chamar a atenção dos usuários, mas não é o suficiente para gerar conversões. É por isso que uma legenda construída com uma mensagem clara, ajuda a impactar nos seus resultados.
A legenda permite que você leve a mensagem visual a um novo patamar.
Você quer que as pessoas comprem o livro que aparece na sua foto? Então diga na legenda como eles fazem pra comprar.
Também é uma chance de gerar conversas com a sua audiência quando vc faz perguntas ou pede alguma interação no texto.
Qual o tamanho ideal de uma legenda?
O tamanho da legenda depende do quanto você tem a dizer. Se você consegue dizer o que precisa em um único parágrafo, então mantenha a legenda curta e não a prolongue sem necessidade. Mas, se você precisa escrever cinco parágrafos pra contar uma história, então não a diminua para economizar espaço.
No Instagram, a maioria das pessoas prefere menos texto. Eles estão na rede pelas fotos e vídeos, não para ler. Então, um parágrafo curto é o ideal.
Em alguns casos, uma única frase de efeito já consegue engajar o seu público.Mesmo que os usuários não estejam no Instagram para ler postagens longas, algumas contas estão utilizando a rede como um micro-blog, escrevendo longas legendas para contar uma história, compartilhar uma novidade ou dividir um pensamento.
Se o seu conteúdo permite esse tipo de legenda e o seu público responde bem a ele, então isso pode funcionar para você. Só tenha consciência de que só é possível usar 2.200 caracteres por postagem.
Mas, antes de você começar, vamos te dar quatro dicas para escrever legendas que vão ajudar no seu engajamento
#1 Decida o que a sua legenda transmitirá
O objetivo de uma legenda é contar mais sobre a história por trás da sua foto.Se a sua imagem ou vídeo é sobre um concurso, uma promoção ou um evento, a legenda é onde você vai escrever todos os detalhes dessa campanha. Explique o que é, como participar e quando vai acontecer.Se é sobre a sua empresa ou marca, a legenda deve trazer explicações sobre quem esta envolvido, onde a foto foi tirada, porque aquilo afeta seu público ou qualquer outro contexto relacionado aos seus seguidores.Pense também na estrutura da sua legenda.
Atualmente, quando estamos passando pelo feed do Instagram, vemos que as legendas com mais de duas linhas possuem um “…mais” encurtando o texto.
Essa redução serve para manter o feed do Instagram o mais visual possível, mas também significa que as pessoas só vão ler a sua legenda toda se clicarem no “…mais”.
Obviamente, não é uma boa ideia escrever uma ótima legenda, contar uma história e incluir uma CTA que ninguém vai ler. Então, você precisa ter uma primeira linha que chame a atenção e faça com que as pessoas cliquem para ler mais.
Essa primeira linha deve ser como um bom título de e-mail ou de uma postagem em um blog. Diga algo que vá atrair a curiosidade dos usuários para que eles cliquem e leiam mais.
Você pode fazer perguntas, uma declaração, utilizar emojis ou apenas uma boa escrita que convença o seu público a querer ver mais.
#2 Inclua uma CTA no seu texto
CTA = Call to Action (Em termos de marketing, call to action geralmente são links de uma página que levam os usuários a realizar ações ou palavras utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora”. O principal objetivo de um CTA é direcionar os usuários para avançar em um processo de conversão online.)
O Instagram permite que seus usuários utilizem apenas um link clicável em seus perfis, e ele fica na bio.
Então, você precisa direcionar as pessoas para esse link por meio de uma boa chamada para ação.
A CTA mais utilizada nesse caso é a clássica “clique no link da bio”, ou alguma variação com esse mesmo sentido.
Essa CTA diz claramente aos seus seguidores que eles devem ir ao seu perfil e acessar o link para completar uma ação.
Isso funciona para quase todo o tipo de atividade: ler um post, fazer um download, se inscrever para algo, ver um vídeo, comprar um produto, e assim por diante.
Existem outras CTAs criativas que você pode incluir para criar engajamento com os seguidores e aumentar suas conversões:Estimule os usuários a compartilhar seu conteúdo nos Stories: A maioria dos usuários já tem liberada a opção de compartilhar posts nos Stories.
Se você tem um conteúdo altamente compartilhável, incentive com um CTA para essa opção.Peça para marcar os amigos: Pedir para os seus seguidores marcarem amigos que também vão gostar da sua publicação é uma ótima forma de aumentar o engajamento e alcançar um novo público.
Clique para comprar: Se você possui a opção de marcar produtos liberada no seu perfil, você pode incentivar o público a clicar na sua publicação para saber mais sobre seu produto e até finalizar a compra.
Caso o seu público não esteja familiarizado com esse tipo de publicação, basta incluir um lembrete na legenda dizendo que eles devem “clicar para comprar”.
#3 Separe seu texto em parágrafos curtos
As legendas são importantes para trazer contexto as suas publicações, mas são grandes as chances do seu público não chegar ao final do texto se você postar parágrafos longos.
Para que isso não aconteça, separe o seu texto em parágrafos curtos e inclua um espaçamento extra entre eles, fazendo com o que o seu conteúdo tenha mais escaneabilidade, ou seja, se torne mais fácil de ser lido.
Aqui é preciso tomar cuidado com a formatação do texto. Isso porque o Instagram costuma excluir o espaçamento extra entre parágrafos caso você utilize um emoji no final da frase ou deixe um espaço extra após o ponto final.
Para evitar essa formatação automática limpe o último caractere e não utilize os emojis no final de um parágrafo.
Do ponto de vista dos algoritmos, não existem regras sobre a melhor forma de formatar o seu texto. Você pode utilizar listas, parágrafos, grandes espaçamentos ou o que preferir, é tudo uma questão de estética.
Contudo, um conteúdo bem formatado e dividido terá maiores chances de impactar a sua audiência.
#4 Use o tom de voz correto
Cada marca possui a sua própria personalidade, estilo e tom de voz.
No Instagram você estará falando com um público específico e a sua legenda deve refletir isso.
Saiba qual é o seu público alvo e como você vai falar com ele.
Se você está falando com mulheres com idade entre 35 e 50 anos, a sua fala tem que se adaptar para que o seu conteúdo seja atraente para esse público.
O uso de emojis, gírias, referencias locais, trending topics e outros aspectos que dão voz a sua marca vão ajudar a transmitir um tom que seja agradável ao seu público.
E quando você fala com a sua audiência da forma como eles falam, isso aumenta as chances de engajamento com o seu conteúdo.
O tom de voz é ainda mais importante para pequenas empresas que gerenciam suas próprias redes. Por isso, escreva da forma como você fala, isso ajuda a criar confiança no público, pois eles estão ouvindo a voz por trás do negócio.
Escrever uma boa legenda para as suas fotos no Instagram pode significar um tempo extra na sua pós produção, mas o esforço com certeza será recompensado com um aumento no engajamento e no seu relacionamento com o público.
*Fonte: Social Media Examiner