O triathlon é um esporte duríssimo de se praticas, mas possui cada vez mais adeptos, hoje no meio de atividade física temos muitas assessorias de triathlon que trabalham com o planejamento para pessoas que desejam praticar o esporte por hobbie, seja para provas de short triathlon até uma prova de Iron Man. O técnico Homero Cachel, proprietário da Assessoria HCTT e professor de natação na Be Happy, tirou um pouco do seu tempo para contar para nós sobre a importância de uma boa natação para a sua prova de triathlon!
A natação no triathlon é apenas a primeira parte da prova e pode, dependendo do percurso e das características do evento, definir quais atletas terão as melhores possibilidades de sucesso, portanto não devemos deixar de fazer uma boa preparação.
Alguns estudos revelam que, em média, a etapa de natação consome de 15% à 20% do total do dispêndio energético exigido durante a prova. Estes dados variam muito, dependendo de vários fatores entre eles:
• a eficiência de nado de cada atleta,
• as características do percurso no qual se desenvolve a prova (temperatura, correntes, ondas, salinidade, vento),
• possibilidade da utilização ou não de roupas de neoprene, entre outros.
As provas de triathlon, normalmente apresentam percursos de nado que vão de 750 m a 3.800 m, podendo haver distancias menores ou maiores.
Dependendo da distância, teremos uma especificidade em relação ao treinamento, sendo necessário um direcionamento para este fim. As provas mais curtas, portanto mais rápidas, são nadadas numa intensidade mais alta, enquanto as provas mais longas, são menos intensas.
Entretanto a distância não é o principal fator para um bom rendimento na natação, mas sim a “técnica de nado”, que pode variar dependendo da característica dos atletas. Esta técnica de nado deve ser “eficiente”, para se conseguir um equilíbrio adequado, entre a velocidade e o custo energético.
Portanto o recado é: tenham uma boa orientação e procure melhorar sua “eficiência de nado”, pois assim terão prazer em iniciar as provas de triathlon com uma etapa de natação “bem nadada”.