A Sua Marca é Registrada?
Não? Então se liga neste artigo e acenda já o sinal de alerta!
Atualmente, é muito comum que a empreendedora crie sua marca e se apresse para criar seu site, adquirindo um domínio na internet e inserindo sua marca nas redes sociais com a expectativa de rápida divulgação sem se preocupar com o devido registro da marca… o que pode resultar em grandes prejuízos.
Quais os riscos de não possuir uma marca registrada?
Um concorrente pode registrar sua marca antes de você e, se isso ocorrer, os prejuízos podem ser grandes pois não será possível, por exemplo, fazer propaganda de seus produtos usando a marca que criada por você, sob pena de ser processada, além da possibilidade de perder-se clientes pois estes poderão procurar o concorrente que possuir o registro da sua marca, pensando muitas vezes que estão procurando você.
Você pode perder seu site e suas redes sociais porque se sua marca for registrada por outra empresa, ela não poderá ser utilizada por terceiros, sob pena de processo ou até mesmo o pagamento de multa e apreensão de produtos.
Imagine o prejuízo que seria perder tudo porque outra empresa alega ser a verdadeira dona da sua marca.
Seria possível recomeçar do zero e tentar reconquistar seu lugar no mercado?
Sim, mas o prejuízo seria muito grande e os riscos incalculáveis.
Além dos prejuízos destacados acima, não registrar sua marca pode trazer dores de cabeça com a Justiça pois toda empresa que registra uma marca ganha o direito de contestar judicialmente aquelas que usem a mesma marca sem prévia autorização, cobrando inclusive indenização financeira pelo uso indevido da marca e apreensão de produtos, conforme mencionado anteriormente.
Por esses e outros motivos, é extremamente importante que uma empresa, antes mesmo de iniciar suas atividades, faça uma busca junto ao INPI para registrar a sua marca.
O registro a protege do uso indevido e garante exclusividade em seu segmento, protegendo também seu site e suas redes sociais.
Como posso registrar a marca da minha empresa?
Para registrar sua marca, você deve juntar os documentos da atividade e logotipo para solicitar junto ao INPI o pedido de registro marcário. O referido Instituto verificará se o nome desejado está disponível e, em caso positivo, fornecerá a certificação marcária.
Não esqueça, se você não registrou sua marca, então ela não é sua…
Quer saber se a sua marca é registrável?
Fale com a gente:
[email protected] ou ligue (11) 3254.7589.