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Automotivo

Pneu TAMBÉM é Assunto de MULHER!


Queridas Alices VIPs,

Sabemos que toda mulher foge de um pneuzinho como o diabo da Cruz. Aquela gordurinha extra é terrível, não é meninas? Mas quando o assunto são OS PNEUS DO SEU CARRO é melhor vocês ficarem bem atentas!

Os pneus cumprem o papel de fazer contato com o solo e ajudar o carro a rodar. Mas muito se engana aquela que acredita que eles devem apenas cumprir sua função básica.

Eles são um dos mais importantes itens de segurança do seu veículo! O mau estado de conservação ou pressão incorreta AFETA MUITO a forma de dirigir!

Com as férias chegando, é fundamental que TODAS se preocupem com este assunto para garantir um descanso tranquilo e sem surpresas indesejadas… Afinal, férias foram feitas para descansar e não estressar, certo?

Aí você pode estar pensando: “Meu marido que se preocupe com isso!”. Mas se pensou assim, lamento em dizer que muitos homens acham que entendem do babado e estão fazendo muita coisa errada por aí…

E você também deve estar se perguntando: “Por onde eu devo começar?”.  É aqui que eu entro para te dar uma mãozinha!

Vamos lá! Você verá que não é um bicho de sete cabeças…

Um dos primeiros aspectos que devem ser observados nos pneus do seu carro é o nível de desgaste.

O desgaste máximo permitido do pneu (limite de segurança) é de 1,6 mm de profundidade dos seus sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado careca e longe de ser seguro.

Além de ser perigoso, trafegar com pneus abaixo do limite de segurança é ilegal e o veículo fica sujeito à multa e apreensão.

Uma dica ótima pra fazer essa verificação sem a ajuda de um especialista é utilizar uma moeda de R$1,00. Coloque-a no centro da banda, na parte mais grossa do pneu como na foto abaixo.

Imagem_Pneu_Moeda

    Se puder ver a parte dourada da moeda quase toda, substitua os pneus imediatamente.

    Caso consiga ver um pouco da parte dourada, é hora de ir comprar pneus novos.

    Se não conseguir ver a parte dourada da moeda, ou seja, se a moeda entrar o suficiente para que a banda de rodagem tenha pelo menos a profundidade da parte dourada, ainda não é necessário trocar os pneus.

    Os pneus não se desgastam de modo perfeitamente uniforme, portanto insira a moeda em vários pontos deles. Geralmente, o desgaste ocorre mais por dentro, porém os pneus cheios demais se desgastarão mais no meio.

    O segundo passo é prestar atenção em qualquer desgaste irregular das bandas.

    Ele pode indicar desalinhamento das rodas, necessidade de rotação dos pneus ou ambos. O desgaste irregular sinaliza a necessidade de levar o carro para manutenção.

    Imagem_Pneu_Desgaste_Irregular

    Cuide da pressão dos pneus!

    Igualmente, os pneus com pressão acima ou abaixo da recomendada sofrem desgastes irregulares.

    A pressão correta dos pneus está indicada no Manual do Proprietário do seu veículo e deve ser verificada uma vez por semana! A indicação da pressão ideal pode ser encontrada no manual do veículo, na lateral da porta ou tampa do tanque de combustível. Faça exatamente o que indica o fabricante!

    A dica principal nesse caso é nunca encher o pneu quente (depois de muito tempo de uso do veículo). Isto porque a temperatura mais elevada do pneu aumenta a sua pressão interna, afetando a medição. Depois, quando o pneu esfria, a pressão vai baixar também. Caso seja a pressão seja ajustada com o pneu quente e ficará menor que o recomendado quando o pneu esfriar.

    Faça isso sempre pela manhã ao sair de casa e se dirija diretamente a um posto de gasolina, não tendo andado mais do que 1 km em baixa velocidade.

    Imagem_Pneu_Calibrando

    Outro ponto importante é procurar por “bolhas” na lateral.

    Uma bolha lateral indica que a parte interna do pneu foi danificada, mais especificamente a sua estrutura, permitindo que haja deformação. Isso pode acontecer ao pegar um buraco na estrada, por descer ou subir uma guia muito rápido, ou ainda por andar com baixa pressão nos pneus.

    Continuar a dirigir com um pneu que tem uma bolha na lateral é perigoso e pode causar um acidente sério, porque o pneu pode estourar a qualquer momento durante o uso!

    Quaisquer pneus nesta condição devem ser substituídos imediatamente, não importa o estado das bandas de rodagem.

    Imagem_Pneu_Desgaste_Bolha

    Viu como não é um bicho de sete cabeças?

    No próximo post vamos falar sobre a temida troca de pneus!

    Até breve!

    Sandra Marques – Tireshop Curitiba

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