fbpx
Culinária

Loucas por Pipoca


Se você é um louca por pipoca como eu, já deve pesquisado na internet e ter enfrentado a cozinha para achar a receita perfeita do nosso lanchinho predileto.

Pensa na minha felicidade agora que a santa pipoca ainda é considerada um alimento funcional. Simmmmmm, ela é rica em fibras e antioxidantes, além de uma ótima aliada para ajudar a controlar a fome.

Para a salgada eu normalmente não me bato, um milho de boa qualidade e uma panela com tampa, me bastam para uma pipoquinha perfeita.

Tenho várias receitas para variar um pouco, mas só um pouquinho de sal já é mais que o suficiente para me deixar bem feliz.

Gosto muito de colocar pimenta calabresa ou orégano junto na panela antes de estourar, fica uma delícia. Outra dica é misturar várias ervas e temperar a pipoca pronta( sálvia picada, tomilho picado, alecrim picado, sal marinho e pimenta do reino moída), fica sensacional.

Para a salgada eu tentei a pipoqueira elétrica, no começo bem divertido mas o fato de não pegar o sal ou os temperos direito, me desanimaram.  A mesma coisa acontece comigo com a pipoca no micro, não as de pacote, aquela que fazemos com água em uma travessa de vidro. Apesar de indiscutivelmente mais saudável, não acho tãoooo gostoso.

Aquelas prontas para micro-ondas deveriam ser abolidas do mundo. Segundo o site Dicas de Mulher, praticamente todos os componentes da pipoca de micro-ondas fazem mal à saúde. Ela contém grãos de milho geneticamente modificados, sal processado e produtos químicos utilizados para conservar o sabor – uma combinação que a torna um dos alimentos mais prejudicais ao organismo. Estudos mostram que alguns produtos químicos presentes na embalagem se vaporizam e migram para a pipoca. Estes tóxicos vão se acumulando no corpo e podem ficar no organismo durante muitos anos.

Agora o meu problema sempre foi a versão doce da minha pipoquinha, pois a de micro nem pensar e as de panela, todas as receitas que eu tentava faziam os vizinhos acharem que eu estava colocando fogo na minha cozinha.

O mais próximo que cheguei de algo saboroso foi a receita com Nescau, óleo, açúcar e água*, mas mesmo assim o cheiro do açúcar queimado sempre dava a impressão que estava comendo algo levemente estragado. Fora o tempo que levava para fazer e a maioria dos milhos que não estouravam.

Me falaram que eu não conseguia fazer pois não tinha a panela adequada, acho que não tenho a “mão adequada” mesmo, pois agora tenho a pipoqueira com teflon e mesmo assim não consigo fazer.

Esta semana, minha amiga Ana Carolina Moli, também desbravadora de receitas de pipoca doce, com anos de estudo na área kkkkk, me ensinou uma coisa tão simples que revolucionou para sempre os meus dias de cozinheira.

Para muitas pessoas o que eu vou contar vai parecer uma receita de amador, mas quando coloquei uma foto da minha pipoca doce no meu Instagram, muitas pessoas, muitas mesmo, vieram me pedir a receita, dizendo terem a mesma dificuldade que eu para fazer.

Então vamos a receita super hiper mega blaster complicada, se alguém não conseguir fazer pode me ligar que eu ajudo kkkk

Estoure a pipoca da maneira que preferir, coloque um pouco de sal (não sei porque já que ela será doce) e reserve.

Em uma panela grande de teflon coloque um xícara de açúcar (como eu sou super fit, usei a versão açúcar  fit e vou tentar com adoçante culinário também kkkk) e vá mexendo até virar uma calda. Jogue a pipoca reservada aos poucos na panela e vá mexendo. Uauuuuuuuuu acredite em mim, a pipoca fica caramelizada e sequinha igualzinha aquela que você ama.

*Aquela com Nescau que eu falei é simples também e muita gente consegue fazer. Basta misturar todos os ingredientes (5 colheres (sopa) de óleo, 5 colheres (sopa) de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de açúcar, 3 colheres (sopa) de água e 1 colher (sopa) de chocolate em pó) e colocar em uma panela e ficar mexendo até começar a estourar. Como eu disse, a maioria das minhas experiências com esta receita ficaram parecendo que o açúcar queimou, mas se você é mais jeitosa que eu na cozinha, pode acertar.

Espero que não tenha decepcionado vocês com uma dica tão simples, mas para mim foi uma descoberta que mudou os meus dias. Hoje posso dizer que sou capaz de fazer uma pipoca doce de respeito kkkkk.

Beijos e boa pipoca!!!!

 

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO