Intercâmbio parte II: Eu vou e agora!
Esse é o segundo post sobre intercâmbio, se quiser ler o primeiro é aqui.
As principais coisas que você deve ver:
Crédito: Visual Hunt
1. O que você vai fazer lá?
Se você for estudar não vá só curso de inglês não, aproveita pra incrementar o currículo só cuidado com a carga horária que as vezes se a carga horário de estudo for muito alta ela muda o gênero do seu visto.
Se você decidir que quer trabalhar, não esqueça de verificar se o país que você quer ir aceita que você trabalhe, aproveite pra procurar alguma coisa na sua área profissional aproveita e já melhora o currículo na hora de voltar pro Brasil.
2. Vai por agência?
Olha eu fui sem agência mesmo entrei em contato com a escola fiz e tudo sozinha seguindo alguns passos importantes aí vão eles:
1. Você vai morar onde lá?
2. Vai quando é volta quando?
3. Como faz pra chegar na cidade que você quer?
4. Como é o processo de visto? Você precisa de visto?
5. Já viu o seguro saúde?
6. Como você vai levar seu dinheiro?
Seguindo esses passos você consegue resolver e ver praticamente tudo da sua viagem, a escola te ajuda bastante também e pedir ajuda pra pessoas que já foram é melhor ainda.
Crédito: Visual Hunt
3. Como é visto para o país que você escolheu?
Eu não sei vocês mas quando eu comecei apensar na minha viagem eu achava que eu precisava de visto pra todos países e que eu tinha que fazer entrevista ir até consulado em São Paulo ou Rio de Janeiro, depois eu descobri que não é bem assim que funciona. Tem países como o EUA que você precisa passar por uma entrevista ir até um consulado (bem burocrático), tem países que você nem abre processo de visto você vai até lá e o seu visto é decidido na hora que você passa na imigração (confesso que da um nervoso de não conseguir), tem países que você consegue fazer seu processo de visto online manda seu passaporte via correio e eles devolvem via correio também. A internet é cheia de informação então leia mais sobre o processo de visto e entre em contato com o consulado.
4. Verifique os detalhes de tudo sobre o país
Acredite ou não tem países e escolas que pedem que os alunos tomem determinadas vacinas antes da viagem, algo que me preocupava muito antes da minha viagem era depilação, meninas eu não uso gilete, eu só uso cera eu li muito sobre a cultura do Canadá lá até tem lugares que fazem mas não é igual as nossas depiladoras maravilhosas aqui do Brasil e custa caro, o que eu fiz? Eu levei a minha própria cera e vi muitos vídeos de tutoriais na internet para as coisas que eu tinha dúvida e me sai muito bem. Outra coisa que eu levei do Brasil foi absorvente gente, eu tinha medo porque já tinha ouvidos vários relatos dos de lá e levei do Brasil vários, eu tive que comprar lá também e foi o maior desafio escolher um com marcar tão diferentes. Levem latas de leite condessado, levem mistura para pão de queijo, entre outras coisas que você gosta de comer aqui do Brasil porque quando você chega lá te dá vontade de comer 100 coxinhas de frango, tomar guaraná e escutar música bem brasileira de tanta saudade que dá.
Crédito: Visual Hunt
5. Planejem a viagem
Pense em lugares que você quer visitar, comidas que você quer experimentar, decida coisas que você vai comprar, pense em como fazer amigos, em metas pra melhorar a novo idioma que você está aprendendo. Isso ajuda você aproveitar bastante toda a sua viagem mesmo antes de ela começar.
4. Aproveite! Aproveite muito!!
Aproveite cada minuto segundo, se permita se sentir americana, canadense, italiana, alemã, holandesa, inglesa, portuguesa…
Se permita se sentir parte do país, parte daquela nova cultura, parte de tudo que você vai viver.
De uma também Alice
Quem sabe você também queira ler:
Manter seus exames em dia pode salvar a sua vida