fbpx
Cuidando do seu dinheiro

Ganhar pouco é desculpa


Ganhar pouco é desculpa? Como assim?

Ter pouco dinheiro é desculpa para não se educar financeiramente? Será que é preciso ganhar muito dinheiro para ter um bom planejamento financeiro e viver tranquilamente sem dívidas? Esta talvez seja um dos maiores bloqueios que encontro quando falo de finanças, que é o de acreditar que ser pobre é desculpa para não cuidar do dinheiro.

A pobreza é uma realidade no nosso país. Hoje estou me referindo aquele tipo de pobreza que a maioria das pessoas mesmo não sendo classificadas como pobres pelo governo sentem. Está cada vez mais difícil ganhar dinheiro suficiente para prover uma boa qualidade de vida, saúde e lazer para nossa família. Tudo está mais caro e os salários estão cada vez mais baixos por conta da crise. É bastante desanimador ver aquelas contas todas chegando e o salário todo indo embora em um piscar de olhos.

O que fazer então quando estamos nessa situação?

A resposta mais óbvia e mais repetida é: trabalhe muito e lute para sair dessa situação. Isso é fácil falar, mas temos que ser realistas. Infelizmente tem gente que tem dois ou três empregos e mesmo assim não da conta de tudo e também não tem mais tempo para fazer mais um trabalho. Isso com certeza é uma situação complicada sim, porém não é desculpa para você dar as costas para a sua educação financeira.

Você precisa entender que saber fazer as escolhas certas para o seu dinheiro é que vai te trazer mais conforto.

Visual Hunt

Hoje quero te dar umas dicas práticas para sair de vez dessa situação. A primeira é fazer um planejamento financeiro. Anota tudo mesmo no papel. Quanto você gasta com moradia, educação, transporte, etc. Enquanto você não fizer isso nunca vai saber de fato como está a sua situação financeira. Depois de feito isso, tente diminuir os gastos nas áreas que você gasta mais, como por exemplo, alimentação fora de casa.

Se você está no cheque especial, saia o mais rápido possível. Renegocie a sua divida com o banco, venda algum bem para pagar isso, faça qualquer coisa, mas faça logo.

Os juros do cheque especial são como uma bola de neve, aumentam cada dia mais.

Outro ponto que você deve ter cuidado é com o cartão de crédito, que muitas vezes é utilizado como um salário a mais. Se usado assim, de forma irresponsável, vai acabar caindo no rotativo do cartão e assim como o cheque especial, vai ficar cada vez mais difícil de sair da situação.

Por último, muito cuidado com o seu carro. Muita gente gasta muito mais com o carro do que com os filhos. Se tiver a opção de utilizar transporte coletivo para ir para o trabalho, tente fazer isso pelo menos 2 vezes por semana que já vai ajudar e muito na contenção de gastos. Coloque tudo o que você gasta com o seu carro no papel, incluindo gasolina, estacionamento, manutenção, etc. Garanto que você vai ter uma surpresa.

Tente poupar pelo menos 10% do seu salário todos os meses. Pode parecer pouco, ainda mais se pensarmos em poupar isso para o nosso futuro, nossa aposentadoria, mas 10% dos seus ganhos poupados sempre, durante anos, assim como a bola de neve das dívidas, vão crescer e muito, só que dessa vez ao seu favor.

Comece poupando aos poucos e vá aumentando esse percentual até chegar a pelo menos 10%.

Você não pode deixar a sua condição financeira te impedir de fazer escolhas inteligentes com o dinheiro. Se você acredita que não vale a pena economizar porquê ganha pouco, não faça isso então por você, mas faça pela sua família. Não use sua condição financeira como muleta para esquecer da sua educação financeira.

Bora enriquecer!

Gostou? Conheça mais dicas no meu canal – https://www.youtube.com/channel/UCovWdYWAX5o3ZWxr-yYniqQ

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO