Empreendedora Curitibana começa programação de capacitações
Hoje foi uma sexta-feira quente na nossa capital, bem mais quente que estamos acostumadas, mas a temperatura não espantou nossas empreendedoras que lotaram o auditório do Vale do Pinhão para o nosso primeiro encontro de 2020.
Estive lá junto com as nossas queridas mentoras do projeto para dar as boas vindas as meninas. Foi uma tarde espetacular, confere o que o site da prefeitura de Curitiba escreveu sobre o evento:
“Você sabe aonde quer chegar? Com esta pergunta, Geovana Conti, fundadora da empresa de impacto social curitibana Youngers, abriu, nesta sexta-feira (13/3), no Engenho da Inovação, a programação de palestras preparatórias do prêmio Empreendedora Curitiba, da Prefeitura. Em sua apresentação, ela convidou o público feminino a refletir sobre o tema “Propósito”.
De acordo com Geovana, que criou um coworking e uma plataforma de contratação de mão-de-obra para moradores da Vila Torres, não existe uma fórmula definitiva.
“Um propósito não é identificado sem que façamos, em dado momento de nossas vidas, algumas perguntas incômodas a nós mesmos: qual é o sentido de viver para trabalhar? Qual o propósito de dedicar parte da minha vida a atividades cujo sentido desconheço? E talvez a mais temida de todas: sou feliz com o que faço?”, afirmou ela.
Geovana reconhece que as perguntas são difíceis, mas as respostas podem ajudar a ter muito mais clareza, tanto na vida quanto no tipo de negócio que se quer abrir. “É somente ao descobrir o seu propósito que você poderá realmente oferecer algo ao cliente, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele”, justiça ela.
Cursos
Até o fim de junho, estão agendadas várias capacitações de mentoras parceiras do Empreendedora Curitiba, programa ligado à Agência Curitiba para mulheres que sonham empreender ou querem alavancar o seu negócio.
Nos dias 9 e 23 de abril, ocorre a palestra Modelo de Negócio. No dia 14 de maio, será oferecido o workshop Comunicação e Marketing Digital. No dia 28 de maio, o tema será Inovação. Já no dia 8 de junho, será promovido o curso Finanças e, no dia 18 de junho, a palestra Estratégia de Mercado.
Presente à palestra sobre Propósito, a dona de casa Franciele Lopes, 35 anos, pretende abrir um café em 2021 e quer se preparar para administrar o negócio com as capacitações do Empreendedora Curitibana.
“Os cursos são muito bons e acho que no próximo ano vou estar preparada para abrir o café”, avaliou ela.
A engenheira civil Luana Figueiredo, 34 anos, também acompanhou a palestra da fundadora da empresa de impacto social da Vila Torres e espera que os cursos preparatórios a ajudem a melhorar sua empresa especializada em manutenção predial e industrial.
“Abri a nossa empresa, a Eng Job, com meu marido no fim do ano passado. Ainda estamos começando e precisamos muito de apoio. Por isso, estou participando das capacitações”, observou ela.
As capacitações preparatórias do prêmio Empreendedora Curitibana ocorrem em 2020 e 2021. O concurso bianual reconhece as mulheres que investem em negócios na cidade e busca inspirar o público feminino.
“Desde 2018, as capacitações gratuitas do programa já beneficiaram duas mil mulheres”, lembrou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.
Emprego do futuro
Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.
Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir. O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.
Mais informações sobre as capacitações e o prêmio Empreendedora no site da Agência Curitiba e no instagram @empreendedora_curitibana “
Se você é empreendedora ou quer começar um negócio, não deixe de participar deste programa maravilhoso e que é totalmente gratuito.
Até o próximo encontro meninas….