Eu lembro de um tempo que Curitiba “ficava Curitiba” pelo brilho especial no Natal com o espetáculo na Avenida do Batel…
Parada de Natal do Batel terá desfile inédito na capital paranaense.
Curitiba, por anos, foi considerada a Capital do Natal. Com extensas programações e atrações para o período de fim de ano, as famílias saíam de casa para visitar casas iluminadas e a cidade decorada. Porém, com o passar dos anos o cenário mudou e a cidade já não recebia o mesmo incentivo. Fato que deve mudar já no Natal de 2018.
Para trazer novamente a família às ruas, a Parada de Natal do Batel foi planejada e organizada para trazer muitas emoções e momentos de alegria para Curitiba com o clima natalino.
Apresentada pelo Ministério da Cultura e Pátio Batel, e realizada pela Lápis de Cor Economia Criativa, com a colaboração do Hotel Slaviero Full Jazz, Hotel transamérica, Hospital Santa Cruz e com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e Instituto Municipal de Turismo a Parada terá sua primeira apresentação em 27 de novembro.
Um elenco com mais de 250 pessoas representará uma linda história de Natal. São dançarinos, patinadores e bailarinos de escolas de ballet, hip hop, jazz, circo, teatro e patinação de Curitiba.
O espetáculo conta com diversas escolas de Curitiba que trazem uma multidisciplinaridade através dos diversos estilos de expressão cultural.
“Estou trazendo a minha experiência de desfiles, mas nós artistas somos uma família e precisamos compartilhar nosso conhecimento. A Parada de Natal do Batel vai ser algo totalmente diferente e único, criado por todos nós”, comenta o coreógrafo Carlinhos de Jesus, responsável pela abertura do desfile, bem como coordenação técnica das coreografias apresentadas.
“Nós queremos resgatar histórias e sentimentos desta época tão encantadora. Queremos que as pessoas possam reviver momentos mágicos do Natal e fazer com que Curitiba esteja inserida nesse processo onde os sentimentos são de pura magia e alegria. A Parada de Natal vem para aquecer a economia, turismo e trazer Curitiba de volta à cena de Natal do país”, reforça Cíntia Santos Slud, diretora da Lápis de Cor Economia Criativa e idealizadora da Parada de Natal.
O desfile vai percorrer 750 metros da Avenida do Batel, percurso que inclui a frente do Pátio Batel. Neste trajeto, haverá iluminação especial, carros alegóricos, alas interativas e fantasias com referências curitibanas. Para levar tudo isto ao público, o evento vai gerar mais de mil empregos diretos e indiretos.
A gerente de marketing e relacionamento do Pátio Batel, Mariane Kucinski Caponi, afirma que o espetáculo foi planejado com muito cuidado por toda a equipe envolvida e que resgatar esse espírito natalino na cidade é algo muito especial. “Curitiba merecia algo com essa magia. E ver isso acontecer aqui, no coração da cidade, é uma realização para todos nós. O tema Fábrica de Brinquedos do Papai Noel se estende também para dentro do shopping, onde todos poderão dar continuidade às atrações natalinas”, afirma.
A direção artística do evento é de Felipe Guerra…
Diretor que colaborou para que a Parada de Natal fizesse alusão à Fábrica de Brinquedos do Papai Noel com seus brinquedos e personagens.
Serão quatro apresentações gratuitas, que ocorrerão todas as terças-feiras, sempre às 21h, a partir do fim de novembro até o dia 18/12. O evento também contará com espaço reservado para cadeirantes (todos os dias), áudio descrição (dias 11 e 18 de dezembro), libras e assistência para crianças pequenas que eventualmente possam perder de vista seus pais ou responsáveis no momento do evento.
Saiba como fica o trânsito durante a Parada de Natal do Batel
O desfile inicia às 21h nos dias 27/11, 4, 11 e 18/12
A primeira Parada de Natal do Batel vem para ressaltar o espírito natalino da cidade. Será um grande evento, com personagens lúdicos, músicas exclusivas natalinas, carros alegóricos, alas interativas e encantamento, tendo como principal objetivo levar a população e turistas às ruas nos dias de desfile. O espetáculo vai percorrer 750 metros da Avenida do Batel com a estreia no dia 27 de novembro, às 21h.
Para facilitar o acesso e garantir a segurança dos espectadores, o trânsito na região do Batel terá algumas interdições nos dias da Parada de Natal. O desfile inicia na esquina com a Rua Silveira Peixoto, altura do Castelo do Batel, sendo que o bloqueio começa na rua Bento Viana com a Avenida do Batel. As ruas Padre Idelfonso, Francisco Rocha e Bruno Filgueira também serão interditadas a partir da Avenida Visconde de Guarapuava, às 19h. A exceção é para a Rua Francisco Rocha que estará liberada apenas para cruzar a Avenida do Batel até às 20h30, após este horário também será bloqueada. Os locais estarão devidamente sinalizados com o apoio da Prefeitura Municipal.
O estacionamento e a Praça de Gastronomia do Pátio Batel, patrocinador da Parada de Natal do Batel, estarão abertos normalmente para atender os clientes, e é uma ótima opção para quem for assistir ao espetáculo. Outra dica é para quem optar por ir de bicicleta, o shopping possui um bicicletário com 54 vagas, sendo 10 para bikes elétricas, o serviço é gratuito e disponibiliza vestiário masculino e feminino com chuveiro.
Para quem estiver de caro, a entrada ao shopping até às 19h, poderá ser feita pela Avenida do Batel. Após este horário o acesso acontecerá pelo estacionamento da rua Hermes Fontes, na lateral do empreendimento. “Queremos que as famílias aproveitem todos os momentos da Parada de Natal do Batel. Além do estacionamento do shopping, aconselhamos o uso de meios de transporte alternativos, como ônibus, aplicativos, táxi, ou se preferirem ir de carro, procurar os estacionamentos privativos das redondezas”, orientou Cíntia Santos Slud, diretora da Parada de Natal e da Lápis de Cor Economia Criativa.
SERVIÇO: Parada de Natal do Batel
Quando: 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12.
Horário: 21h
Local: Avenida do Batel (início do desfile na Avenida do Batel, esquina com a Rua Silveira Peixoto e encerrando em frente ao Pátio Batel)
Entrada: Gratuita