Cuide da sua voz, ela fala como está sua saúde!
Entre os dias 15.4 a 20.4 se celebra a Semana Nacional da Voz que coincide com o dia 16.4 que é o Dia Mundial da Voz.
É uma data de conscientização da importância da voz. Muitas pessoas infelizmente somente perceberão sua necessidade quando algo de ruim estiver acontecendo com ela.
Os principais sintomas que devem levar alguém a procurar um otorrinolaringologista para investigar a laringe são:
– rouquidão ou mudança da qualidade da voz ou mesmo sua perda
– pigarro
– sensação de algo estar parado na garganta
– tosse
– dor ao falar
Existem várias causas que podem prejudicar a laringe.
A principal é o abuso vocal, que seria quando uma pessoa se comunica por períodos prolongados ou fala em um volume ou intensidade maior do que está acostumado. Esta situação é comum quando vamos a algum show/festa e falamos mais alto para competir com o som do ambiente. Também ocorre quando a profissão exige que se comunique muito durante a jornada de trabalho e o funcionário não está totalmente preparado para conversar durante muitas horas.
Neste caso, é importante uma avaliação com um otorrinolaringologista tanto quanto com uma fonoaudióloga. Esta irá avaliar a necessidade de uma terapia vocal que pode ser de poucas sessões ou de várias dependo da gravidade da queixa e de uma possível lesão nas cordas vocais.
Um exame indispensável para avaliar a laringite é chamado de vídeolaringoscopia que é um procedimento realizado no próprio consultório, com um spray de anestésico local para colocar um endoscópio com uma câmera de vídeo o qual conseguimos avaliar através de um monitor como está a laringe, principalmente as cordas vocais e deste jeito avaliar a gravidade e possíveis causas dos sintomas.
Os profissionais da voz, como operadores de telemarketing, professores ,palestrantes, jornalistas, advogados, vendedores e etc, são as principais pessoas que sofrem de rouquidão continuamente decorrente do uso da voz durante o trabalho, por isto é importante fazer consultas periódicas com o otorrino independente de ter sintomas ou não para uma prevenção.
Uma queixa muito comum é o pigarro que pode ser causado por um gotejamento de secreção proveniente do nariz ou pode ser decorrente ao retorno do ácido do estomago caracterizando uma doença do refluxo gastro esofágico. A videolaringoscopia, pode ser um dos exames que pode ajudar a descobrir o motivo deste pigarro.
E lembrando que pessoas que fumam, bebem rotineiramente bebidas muito quentes e principalmente os tabagistas têm um risco aumentado de sere acometidos por um câncer de laringe. Geralmente, os sintomas são de rouquidão, sensação de algo parado na garganta,dificuldade para engolir, emagrecimento, nódulos palpáveis no pescoço e tosse com sangue, entre outros.
Dicas importantes pra prevenir problemas de laringite:
– Tomar bastante líqudos
– Não falar por muito tempo, importante ter pausas ou seja ficar um tempo sem falar, chamado de repouso vocal.
– Evitar gritar
– Avaliar com um otorrino o nariz, quando tiver respirando mais pela boca. Lembrando que o nariz é um filtro.
– Não se alimentar muito a noite, com risco de refluxo gastroesofágico
– Evitar se alimentar muito com alimentos gordurosos, ácidos, bebidas gaseificadas e a base de cafeína
– Não fumar qualquer substância tanto pelo produto que pode ser cancerígeno como pelo calor inalado.
– Fazer acompanhamento otorrinolaringológico e fonoaudiológico se tiver um problema recorrente com a voz e se principalmente trabalhar em cargo que exige muito a voz.
Lembrando que a prevenção é o melhor tratamento.
Dr. Paulo Mendes Jr – CRM 22667
Otorrinolaringologista
Centro da Rinite do Hospital IPO – Curitiba/PR
tel: 41 – 3093 – 9796 / 41 – 3314-1500
Facebook e Youtube: Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino Curitiba