Neste momento de isolamento social, muitas dúvidas sobre como os estabelecimentos vão se (re) adaptar começam a surgir. O mercado local tem sido afetado e muita gente teve que aprender a se reinventar para conseguir manter o negócio aberto.
Isso também se aplica a grandes centros comerciais, como Shoppings, que precisam tomar ainda mais cuidado com todas as medidas de segurança para que a permanência tanto de funcionários quanto consumidores seja agradável e, principalmente, segura. Ainda não existe uma previsão exata de quando a reabertura dos Shoppings pode acontecer, mas muitas medidas podem e devem ser tomadas antes disso.
Empatia é tudo em tempos de crise
É muito importante lembrar que, mesmo com todas as medidas de segurança tomadas pelos estabelecimentos, cada um deve fazer a sua parte e tomar um cuidado tanto consigo quanto com o próximo.
“Hoje temos que, mais do que nunca, usar o conceito da empatia e de se colocar do lugar do outro. Temos que nos proteger e, também, as outras pessoas” – Monica Berlitz (Fundadora do Clube da Alice)
Para falar melhor sobre isso, convidamos para o País das Maravilhas o Patrick Gil, Superintendente do Shopping Crystal. Nesse bate papo, também contamos com a Mônica, fundadora do Clube da Alice, e com o Felipe Guerra, parceiro do Clube da Alice.
Durante a live, o Patrick reforçou que ainda não existe uma data para a reabertura, e que essa decisão será tomada pelos órgãos responsáveis, como Governo do Estado e ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) e não pelos administradores dos Shoppings ou lojistas.
Ele também esclareceu que, assim que a reabertura aconteça, medidas como aumento da capacidade de renovação de ar (sistema de ventilação), aferição da temperatura na entrada, higienização de ambientes e produtos, exigência da utilização de máscaras, cuidados para que todos mantenham uma distancia segura, controle de fluxo de pessoas e muitas outras serão tomadas rigorosamente de acordo com as orientações dos Órgãos da Saúde e do Poder Público, responsáveis competentes por essa decisão.
A preocupação com o coletivo
Outra grande preocupação é sobre a situação de funcionários das lojas que estão alocadas nos Shoppings. Segundo o Patrick, esses funcionários deverão também seguir as regras determinadas pelo poder público bem como das medidas adicionais que cada loja vai tomar, mas que:
“é a primeira vez que eu vejo uma união de todos os empresários preocupados coletivamente com as pessoas e com emprego. Tenho visto uma preocupação muito grande com os seres humanos de forma coletiva e isso é um caminho sem volta, tá todo mundo tentando não demitir”
Muitas outras coisas importantes sobre o assunto foram conversadas durante a live, e você pode conferir na íntegra através deste link: shorturl.at/pBGX7
Lembre-se: saia de casa se for estritamente necessário, lave suas mãos com água e sabão, passe álcool em gel e utilize as máscaras de proteção. Precisamos cuidar de todos e nós mesmos!