Ter os dentes brancos é o sonho de muitas pessoas e uma grande dúvida na hora de escolher a melhor técnica de clareamento.
A importância que um belo sorriso pode ser percebida quando ligamos a TV ou vemos algum
anúncio, sempre visualizamos pessoas com dentes brancos e perfeitos.
O clareamento dental é uma das ferramentas usadas pela odontologia estética para recuperar a cor perdida dos dentes quer seja pelo envelhecimento, quer seja por manchas adquiridas por substancias corantes.
Promove ainda o branqueamento dos dentes que são escuros por natureza.
Existem dois tipos de clareamento, o clareamento feito em consultório (com ou sem uso de laser), e o clareamento caseiro, o qual, são feitas moldeiras e o paciente faz em casa, seguindo as recomendações e sendo acompanhado pelo dentista, estes clareamentos são feitos em apenas dentes vitais, ou seja dentes que não foram feitos tratamentos endodônticos ( tratamento de canal).
O clareamento em dentes vitais, tende a ser muito eficaz. A grande diferença entre clareamento dental caseiro e profissional é que o gel clareador utilizado nos tratamentos em casa costuma ser mais fracos, exatamente para evitar possíveis queimaduras e complicações para o paciente.
Já o clareamento dental feito em consultórios além de se usar um gel clareador bem mais forte também costuma incluir ou não o uso de fontes de luz, como o laser ou led, o que ajuda a acelerar o processo e diminuir o número de aplicações necessárias.
Dependendo do caso, pode ser usada a técnica combinada que é o uso das duas técnicas de clareamento, o de consultório e da moldeira.
Os dentes depois do tratamento endodôntico (canal), se tornam dentes tornam-se não vitais, e em alguns casos eles podem escurecer. Quando feito em um ou mais dentes que fica evidente, atrapalha muito a estética, incomoda, diminui a auto estima e em alguns casos a pessoa perde até a vontade de se socializar e tirar fotos, até para esses casos existe solução, que é o clareamento interno, que apesar desse técnica ser imprevisível, é possível na maioria dos casos chegar a excelentes resultados.
Segundo pesquisas científicas, 70% dos indivíduos experimentam algum tipo de dor durante o clareamento dental. Apesar do problema para a dor e dentes estarem mais associados à técnica caseira, os procedimentos clareadores realizados em consultório, pelo dentista, também podem trazer o mesmo problema.
O mais importante é saber que, para a maioria dos paciente, esses desconfortos são passageiros e não impedem a realização do clareamento.
Então que tal ficar com o sorriso mais lindo? Porque além de irradiar felicidade, um sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa e ajuda nas conquistas diárias.
São infinitas as definições sobre o que o sorriso significa e transmite para aquele que recebe a mensagem. Por isso sorria muito, e cuide sempre do seu sorriso.
Karina Alvares Favali – Cirurgiã dentista – CRO 22.012