Empreendedorismo & Negócios

Bons motivos para assistir Abstract: The Art of Design


A série Abstract: The Art of Design mostra, em oito episódios, a história, o processo criativo e alguns trabalhos de profissionais de diferentes áreas do design. Como não poderia deixar de ser, as edições dos episódios são únicas e criativas, e fazem parte da história contada no visual e no formato.

Independente de atuar ou não como designer, Abstract é uma excelente pedida para compreendermos de que forma é construído um produto ou projeto de design, e como a vida (e as experiências pessoais) do autor interfere em sua obra. Ao mesmo tempo, leva à reflexão sobre o que é arte, e como a arte se faz presente em objetos que, como os tênis do designer Tinker Hatfield, e os carros desenhados por Ralph Gilles, precisam ser, além de bonitos, ergonômicos e funcionais.
Aliar estética, função e exigências de mercado é um desafio comum aos diferentes profissionais que contam um pouco de seu trabalho na série documental. Além disso, a expectativa por boas ideias todos os dias é outro ponto presente na vida de quem trabalha com a criatividade. As formas e técnicas para se reinventar de cada designer são inspiradoras, e trazem ensinamentos válidos também para outras áreas da vida: sobre a necessidade de trazer sempre algo novo, o arquiteto Bjarke Ingels comenta que “com os mesmos recursos dá para fazer algo diferente”. Basta ousadia e compromisso com a excelência.

Servir ao outro é importante não apenas na função prática mas também ao gerar reflexões e emoções. Para a cenógrafa Es Devlin, é necessário tornar-se e manter-se auto reflexiva sobre o próprio trabalho: “Por que preciso interagir com essas pessoas? Que relevância esse trabalho tem? O que posso acrescentar?” são algumas das questões propostas por ela.

Nem preciso dizer que Abstract: The Art of Design não é só sobre design. Todos os desafios e inspirações revelados nessa série documental tem tudo a ver com o dia a dia de quem decidiu empreender. Aproveite o friozinho para conferir Abstract: The Art of Design com uma boa pipoca e um cobertor bem quente no fim do dia.

CLUBE DA ALICE NA MÍDIA

Pular para a barra de ferramentas