fbpx
Alice do Bem

Bonecas de propósito – amor costurado em panos


Bonecas de propósito – um projeto recheado de amor

Estou de férias no Rio na casa de uma prima querida e hoje ela me perguntou: você já viu a minha produção de rins?

Ela me trouxe vários pedaços de tecido costurados e bordados em formato de rins. Achei esquisito até entender a quantidade de amor que tinha envolvida naqueles pequenos pedaços de pano bordados com tanto capricho.

Minha prima, Marinez Hong, é uma voluntária no projeto BONECAS DE PROPÓSITO, que visa contribuir com a humanização do tratamento infantil contra doenças severas, algumas oferecendo risco de vida, levando conforto emocional para as crianças e seus núcleos familiares.

As bonecas e bonecos são confeccionados por um brilhante time de voluntários comprometidos com a nossa causa. Essas mulheres lindas confeccionam bonecas e bonecos terapêuticos de pano para contribuir com a humanização do tratamento infantil contra doenças severas: câncer, rim, coração e fissura palatina. Todos são doados para hospitais e instituições médicas, que se encarregam de direcionar para as crianças.

Olha a minha prima Marinez, a primeira em pé a esquerda, junto com suas amigas voluntárias no projeto.

E como começou um projeto tão legal como este? Surgiu da cabeça de uma mulher.

Em 2014, Fernanda Candeias assistia um programa de televisão que mostrava a dor de uma menina que foi diagnosticada com 6 tumores na cabeça. Ela ficava especialmente triste com a queda dos cabelos. Tocada pela história, criou a primeira bonequinha do câncer, com peruca, chapéu e um aspecto saudável. Pouco depois, desenvolveu as bonequinhas do coração, do rim, e por último, as da fissura lábio palatinal. A ideia dessas bonecas terapêuticas é criar um fator de identificação importante para elevar a auto estima das crianças, contribuindo assim com a humanização e o sucesso do tratamento médico.

A apresentadora Angélica também conheceu e se encantou com o projeto.

“Pensei em bonecas, primeiro, porque a criança resolve tudo brincando. Além disso, acredito que a boneca é uma representação do eu. Essas Bonecas de Propósito têm características especiais para a criança se identificar. Por exemplo, a bonequinha para a criança que está passando por uma quimioterapia não tem cabelo. Então, primeiro surgiram as bonequinhas carecas, depois as do coração e depois as do rim”, explica Fernanda.

Não é lindo demais este trabalho? Minha prima traz para casa os pequenos rins para fazer em seus momentos de folga mas existem encontros semanal para a confecção das bonecas. Aqui no Rio existem dois grupos, um na Barra e um na Zona Sul mas este trabalho lindo já chegou em SP também.

Eles querem que  as bonecas e bonecos cheguem onde existir uma criança em tratamento contra doenças severas.

Amor, Carinho, Fé, Esperança, Alegria, Transparência, Empatia, Solidariedade. Tudo isso junto e costurado em pequenos pedaços de pano recheados de muito amor.

Uma das bonecas recheadas com muito amor.

“Eu tenho um buraquinho aqui, no coração, que está bombeando água e sangue para o pulmão. Mas eu vou operar e vou ficar boa. Eu gostei de ganhar a bonequinha e o que eu mais gostei foi o coraçãozinho, que sai de dentro dela. O nome da boneca vai ser igual ao meu, Lívia.” Com apenas cinco anos de idade, Lívia é uma das crianças atendidas pelo Hospital Pró Criança Cardíaca. Enquanto ela espera por uma cirurgia no coração, ela recebeu a doação de uma “Boneca de Propósito”.

 

Gabi – Paciente do Centro infantil Boldrini

Quer saber mais sobre o projeto? Clica aqui e fique encantada – http://www.bonecasdeproposito.com.br/#home

 

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO