fbpx
Alice em Forma

Atividade Física e Menstruação


Todos os meses as mulheres passam pelo desafio de se exercitar em seu período menstrual, muitas tem dúvidas se podem ou não realizar os treinos normalmente, por isso o prof. Paulo Andrey explicar rapidamente o que ocorre com nossos hormônios e como eles podem influenciar no rendimento físico.

Crédito

Mesmo com dores de cabeça, inchaço, cólica e tantas outras adversidades, a vida não para, e a mulherada continua sua rotina de exercícios físicos. Apesar de parecer monstruoso, praticar atividades físicas durante a menstruação pode ser muito saudável. As dúvidas acerca desse assunto são bastante recorrentes, pois ainda há pouco esclarecimento sobre o funcionamento do corpo feminino durante o período menstrual.

O ciclo menstrual é dividido em fases. Tomando como exemplo um ciclo de 28 dias, temos:

  • Fase da Menstruação, do 1º ao 4º dia
  • Fase Pós-menstrual, do 5º ao 11º dia
  • Fase Intermenstrual, do 12º ao 22º dia
  • Fase Pré-menstrual, do 23º ao 28º dia

 

De acordo com a fase do ciclo, o desempenho em exercícios físicos pode variar, pois em cada uma delas há liberações de hormônios diferentes. Esses hormônios influenciam e muito no comportamento do corpo feminino durante a prática de esportes.

Na fase Pré-Menstrual, temos uma queda nos níveis de progesterona, logo a capacidade de concentração diminui e a fadiga ocorre mais rapidamente. Nessa fase, a mulher se sente mais fraca, sente dores de cabeça e nos seios e fica menos paciente com os treinos. Em decorrência, o desempenho físico pode sofrer uma redução. Durante a menstruação, as concentrações de estrógeno e de progesterona caem para quase zero. Nesse estágio, são comuns sintomas como cólica e cansaço, que podem deixar a mulher indisposta para os treinos. Já na Fase Pós-Menstrual, a crescente taxa de estrogênio e uma maior secreção de noradrenalina melhoram significativamente o desempenho em exercícios.

Crédito: Visual Hunt

Sabendo que nosso corpo funciona de maneira diferente em cada fase do ciclo, devemos respeitar a condição que ele nos impõe para não sentirmos desconforto durante o exercício. Se a atividade está adaptada ao nosso rendimento, essa traz muitos benefícios para a mulher no período menstrual. Quando fazemos exercícios, nosso corpo libera hormônios que podem ter efeito analgésico e aliviar as cólicas menstruais. As endorfinas produzidas durante a atividade física melhoram o humor e podem amenizar os temidos sintomas da TPM. Além disso, manter-se em movimento eleva a temperatura corporal e favorece uma vasodilatação que resulta na melhora da irrigação dos tecidos. Consequentemente, temos uma sensação de conforto e alívio tão prazerosa quanto assistir a um filme comendo brigadeiro!

Só não podemos esquecer que, para praticar esportes com segurança e sem medo, temos de cuidar da higiene íntima. Quando estamos naqueles dias, fazemos de tudo para que ninguém note o que está acontecendo. Para a prática de atividades físicas, o cuidado com a higiene deve ser redobrado. Tenha sempre consigo um nécessaire de emergência, com absorventes e lencinhos umedecidos. Depois do treino, tome um bom banho e relaxe.

Lembre-se: não há restrições para a prática esportiva durante a menstruação, mas devemos respeitar as limitações do nosso organismo. Se as dores ou o fluxo estiverem intensos, pegue leve. Prefira atividades menos exaustivas, como alongamentos ou caminhadas.

A Academia Be Happy tem toda a estrutura e aulas para você escolher para nunca ficar parada. Veja os descontos aqui.

Referência Bibliográfica:

1) Quintana LM, Heiz LN, Portes LA, et al. Influência do nível de atividade física na dismenorréia. Rev Bras Ativ Fis Saude. 2010; 15(2): 101-4.