E quando você menos espera vem a vida e te manda para CHINA!
E foi assim à quatro anos atras, uma oportunidade que veio com uma mistura de sentimentos, em um primeiro momento veio a negação, afinal, quem gostaria de morar na China?
Um país localizado do outro lado do mundo que tem uma cultura diferente e onde você leva quase dois dias de viagem para chegar.
Depois veio a aceitação seguida de muitas dúvidas e curiosidades, pois como seria morar em uma cidade com quase 13 milhões de habitantes?
E em um ultimo estágio e o melhor de todos veio a empolgação e com ela a ansiedade, o frio na barriga, os planos de viajar pela Asia e o desejo de mergulhar de cabeça nessa aventura que é morar na China e conhecer o mundo.
Foto: Alessandra Lima
Foto: Alessandra Lima
É um país de contrastes, aonde o antigo e o moderno se misturam e isso é fascinante. Vivemos no futuro, pois são 11 horas de fuso horário a frente do Brasil. Costumo dizer que aqui não caímos na rotina, pois sempre terá um fato novo ou um aprendizado no o dia- a- dia, e isso faz com que fique um pouco mais fácil a vida aqui, essa sede pelo conhecimento e a experiência de vida. E os dias são sempre uma aventura, das idas ao mercado à viagens para lugares desconhecidos. E quando somos estrangeiros na China descobrimos a felicidade nas pequenas coisas, encontrar no mercado pão francês, é alegria sem fim, da vontade de sair contando para todo mundo e se torna um momento histórico com um registro no Instagram.
Foto: Alessandra Lima
Sem falar nos trajetos feito de taxi, onde o celular é seu melhor amigo servindo de tradutor e então torça para que o taxista te leve aonde precisa, pois muitas vezes eles se recusam, principalmente se for muito próximo o destino, se ele aceitar ótimo, a viagem começa, mas de repente ele pode parar e pegar outro passageiro que ficará pelo caminho. Os chineses são boas pessoas e podemos seguir em frente, as vezes algumas voltinhas a mais, uns cheiros que se misturam e tudo isso ao som de muita buzinada, sim chineses adoram buzinar, mas que graça teria se fosse uma viagem tranquila e normal!
Foto: Alessandra Lima
A China também conhecida pela culinária exótica contrasta com os diversos Pubs e restaurantes internacionais, aqui adquiri o gosto pelo café, as cafeterias estão por toda parte, que vão do tradicional Starbucks à demais opções que podem ser luxuosas, descontraídas ou temáticas. Mas e os chineses não tomam só chá?É verdade, o chá verde está em todo lugar, nas versões com leite, chantilly, mufins e no MC Fleury, é muito amor ao chá verde, mas na China moderna também tem muito espaço para o café e os estrangeiros agradecem!
Foto: Alessandra Lima
Mas e o céu cinza e a poluição? Ah isso infelizmente existe, mas também temos os dias de céu lindo e azul, dias de primavera aonde as cerejeiras florescem e deixam as ruas mais bonitas, temos as noites iluminadas onde a cidade fica colorida. Nos Templos Budistas o agradecimento e a busca pela paz e tranquilade, nos parques e praças o Tai-Chi-Chuan e o ping-pong. É a China dos shoppings subterrâneos, dos arranha-céus, das réplicas e da ostentação pelas marcas famosas mas também é o pais da cultura e tradições de décadas atras.
Aqui digo com convicção que ando segura, fazer mimica já faz parte da rotina, é ter conhecimento sobre todas as opçoes de VPN para acessar o Google, Youtube e Facebook. É a China do povo trabalhador, hospitaleiro e sempre dispostos a nos ajudar, mas também não gostam de fila e então tirar um cochilo após almoço para eles é todo dia.
Foto: Alessandra Lima
Morar na China é estar a pouquíssimas horas da Thailandia, da Indonesia e das Ilhas Maldivas, mas também é brigar por um espaço no metrô quando está lotado e ser parado várias vezes para ser fotografado. É sentir falta do Brasil, da família e dos amigos, mas também e querer estar aqui para aprender cada dia mais.
Viver na China é sempre estar com saudade, é amar e odiar, querer ir embora e também querer ficar, e é por isso que fascina!
Com vontade de viajar, veja os descontos especiais para Alices para em Viagens e Lazer.