fbpx
Alice em Forma

Exercícios físicos e a prevenção articular em mulheres


As dores articulares são muito comuns, principalmente dores nos joelhos e ombros, o professor Lucas Massoni comenta um pouco sobre a condromalácia patelar, uma das lesões mais comuns em joelhos e explica seus sintomas e tratamento.
Homens e mulheres se diferem em vários aspectos no momento da prescrição de exercícios, até a puberdade não há grandes diferenças em altura, peso, dimensões ósseas entre outras, entretanto após este período, a composição corporal entre os sexos começa a se diferenciar bastante. Uma das principais mudanças nas mulheres é o estreitamento dos ombros e aumento da largura do quadril, isso faz com que braços e pernas, quando estendidos, formem um “X”, o que pode aumentar o risco de lesões nos cotovelos e joelhos, em exercícios de alta intensidade ou durante grandes esforços do dia-a-dia. A lesão mais recorrente disso é a condromalácia patelar.

A condromalácia patelar é um tipo de “amolecimento” anormal da cartilagem da patela e os sintomas mais comuns são: dores em esforço ou após muito tempo sentada, dificuldade para subir e descer escadas, barulhos internos, sensação de fraqueza/falseio e aumento da sensibilidade em dias frios ou chuvosos.

Alguns trabalhos como reeducação de movimentos, liberação e alongamento da musculatura de membros inferiores, em geral, e orientações sobre atividades que sobrecarreguem os joelhos, também deve ser feito. Outras recomendações de suma importância para melhorar os sintomas são: utilizar tênis com bom amortecimento, aumentar a intensidade dos exercícios gradativamente e evitar ao máximo os sapatos de salto alto. A musculação traz efeitos positivos na prevenção e tratamento desse tipo de lesão, envolvendo o fortalecimento dos músculos e exercícios que enfatizam o alongamento. O treinamento de força possibilita que os músculos sejam mais fortes e estabilizem melhor os joelhos, além de fortalecer a cartilagem a tornando mais resistente aos possíveis desgastes. Mas um alerta: tudo isso deve ser baseado em uma avaliação dos fatores relacionados ao desenvolvimento da condromalácia. O trabalho conjunto entre profissional de educação física e fisioterapeuta deve ser enfatizado sempre.

A academia Be Happy traz descontos e benefícios para as Alices de carteirinha, veja todas as vantagens aqui.