Olá pessoal!!!!
Na última sexta-feira, o Clube da Alice recebeu uma visita ilustre e que nos deixou muito honradas com um convite especial.
O ex-senador Flávio Arns, considerado hoje como o legítimo representante das Entidades do Terceiro Setor no Brasil, esteve conosco para conhecer um pouco mais sobre as atividades realizadas pelo Clube da Alice e também para nos contar sobre o seu trabalho junto a ONU na implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, sendo que um deles é a promoção do crescimento econômico e a geração de trabalho, fato esse que motivou sua visita.
Contamos para ele, com mais detalhes, sobre os inúmeros casos de sucesso de nossas empreendedoras. As que começaram um negócio incentivadas pelos elogios que receberam em seus posts, as que alavancaram seus trabalhos, as que receberam apoio para melhorar seus produtos, as que apoiam o empreendimento de seus maridos e tudo mais relacionado ao nosso dia a dia dentro do grupo incentivando o empreendedorismo.
Com tudo que contamos e mais o que ele já sabia sobre o Clube da Alice, nos sentimos muito honradas ao sermos convidadas para assinar e nos comprometer na parceria proposta por ele, pois segundo o Sr. Flávio Arns e o site da ONU no Brasil, eles estão determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
As novas 17 ODS, que deverão ser implantados em todos os países do mundo até 2030, são o fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
Segundo o que ouvimos do Sr. Flávio Arns nessa conversa, nós nos encaixamos no Objetivo 8 das ODS pois com o nosso trabalho estamos dando oportunidades e estamos incentivando as mulheres a empreenderem e com isso gerando novas fontes de renda para suas famílias e também novos empregos.
Como podemos mudar o mundo? Mude o mundo de alguém próximo a você, mesmo que seja uma pessoa só e uma corrente do bem começa.
Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
- O desemprego global aumentou de 170 milhões em 2007 para cerca de 202 milhões em 2012, dentre eles, aproximadamente 75 milhões são mulheres ou homens jovens.
- Aproximadamente 2,2 bilhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza e a erradicação do problema só é possível por meio de empregos bem pagos e estáveis.
- 470 milhões de empregos são necessários mundialmente para a entrada de novas pessoas no mercado de trabalho entre 2016 e 2030.
- Pequenas e médias empresas que se comprometem com o processamento industrial e com as indústrias manufatureiras são as mais decisivas para os primeiros estágios da industrialização e são geralmente as maiores geradores de emprego. São responsáveis por 90% dos negócios no mundo e contabilizam entre 50 a 60% dos empregos.
Não é de hoje que o Sr. Flávio Arns é ligado as causas do Terceiro Setor que são as organizações sem fins lucrativos e de interesse público. Ele estava presente em 1983, apoiando a tia, Zilda Arns, na criação da Pastoral da Criança e manteve-se sempre na luta por melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência e por saúde, educação, trabalho e promoção social para todos.
As atividades da Pastoral da Criança eu também acompanhei desde a sua criação de dentro da minha própria casa.
Minha querida e saudosa avó, Alzira Bucci, foi uma das apaixonadas pelo projeto e dedicou parte da sua vida visitando as famílias carentes de Paranavaí, levando para elas a farinha “multimistura” que recupera da desnutrição milhares de crianças e gestantes. Esse trabalho é realizado com muito amor, carinho e compromisso por milhares de voluntários que se dedicam a salvar vidas e semear esperança por todo Brasil.
Foi realmente uma honra conhecer pessoalmente uma pessoa como o Sr. Flávio Arns que é citado no site da Casa Civil do Pr como um homem que tem 20 anos na vida político-partidária e uma trajetória de idealismo, somado à competência, honestidade e coragem.
Quer saber mais sobre as ODS? Acesse os objetivos globais clicando sobre cada um deles:
- Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
- Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
- Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
- Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
- Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
- Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos
- Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos
- Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
- Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
- Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles
- Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
- Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
- Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos
- Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
- Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
- Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
- Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável