fbpx
Empreendedorismo & Negócios

Capital Social: Quanto definir?


Capital Social: Quanto definir? 

Está abrindo sua empresa e não sabe como definir o Capital Social do seu negócio? Aqui, vamos esclarecer a importância deste investimento, que irá fornecer os recursos para que sua empresa possa se expandir em seu período inicial.

Como definir?

Empresas de todos os seguimentos, desde uma prestadora de serviço até um comércio ou uma indústria, precisam de um investimento inicial para começar suas operações. Este valor, chamado de Capital Social, passará a compor o patrimônio da empresa e será formalizado no Contrato Social da mesma.

 

capitalsocialdes

Crédito: Visual Hunt

 

Mas o que é Capital Social?

O Capital Social é o montante de recursos investido pelos sócios na empresa para que ela possa iniciar suas atividades. Ou seja, são recursos para que a atividade empresarial possa se expandir em seu período inicial, ainda, se bem administrado resultará em lucro.
Seu objetivo será suprir as despesas iniciais da entidade, enquanto a clientela não está consolidada e a empresa ainda não se auto sustenta.
O Capital Social pode se dar em diversas formas, não somente em dinheiro, mas também pode ser em terrenos, máquinas, edifícios, veículos ou qualquer outro bem que possa ser transformado em dinheiro e ser usufruído pela empresa que está nascendo.

Importante:

Em caso de falência ou concordata, aonde a empresa tem dívidas com credores. Os credores somente podem cobrar sobre o limite do valor investido, ou seja, o Capital Social (essa regra vale para as empresas limitadas).

Como definir o Capital Social e para que ele serve?

Para definir o Capital Social é importante lembrar que como a empresa nasce sem lucros, o capital levantado pelos proprietários representará o recurso para que ela comece a operar até o ponto que ela tenha receita e passe a contribuir com o andamento dos negócios. Então, este capital precisa ser suficiente para: o giro dos negócios, matéria-prima, insumos, gastos com publicidades, folha de pagamento, impostos e demais despesas do negócio, e assim possa gerar suas primeiras receitas.
Uma sugestão é estudar empresas semelhantes a sua, colocando no papel os custos estimados, para chegar ao valor ideal.

Importante:

Após o Capital Social ser formado, caso haja necessidade da mudança, essa ação será realizada por meio de alteração contratual com registro no órgão competente. Essa alteração pode ser um aumento ou redução no patrimônio da empresa. Isto pode acontecer por diversos motivos, por exemplo, um aumento para dar suporte ao crescimento da empresa (expansão da empresa).

A formalização do Capital Social?

Após definir o valor necessário para o Capital Social, será preciso demonstrar essa intenção no Contrato Social da empresa, o qual será registrado na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Empresas (isso dependerá do formato da empresa). Além de demonstrar o valor a ser aportado, deverá constar a forma de integralização (em dinheiro, em bens, à vista ou em parcelas). Ademais, o capital só é considerado integralizado quando os recursos forem transferidos do patrimônio dos sócios para o patrimônio da empresa.

Importante:

O valor aportado pelo sócio como Capital Social da empresa passará a constar em sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física na ficha: Bens e Direitos. Com a discriminação do valor e da quota (percentual) em que é responsável.

Conte aqui nos comentários do site se essa coluna auxiliou você. Se porventura ainda tem dúvidas, não deixe de também escrever 😉

assinatura-email-blog-clube-Castro-feijo

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO