Você acredita que as imagens que está usando nos seus posts são atrativas?
Estou sempre acompanhando os posts de vocês no grupo e uma das coisas que vejo em comum nos que tem um menor engajamento é a qualidade da imagem ou vídeo utilizados nos mesmos.
Posts onde a imagem utilizada é confusa (montagem com muitas fotos), poluída com muitas informações ou com textos sobre a imagem, tendem a não atrair o interesse.Se as pessoas não parem para olhar o seu post nem por alguns segundos, o algoritmo tende a não entregar para ouras e seu alcance vai diminuindo.
Muito se fala que o poder de alcance orgânico (gratuito) das postagens no Facebook está diminuindo a cada dia, e isso não deixa de ser uma verdade. Por este motivo é muito importante pensar bem antes de fazer o seu post.
Será que você está usando todo o seu potencial criativo?
Será que suas postagens e anúncios estão mesmo saindo do forno com imagens poderosas?
Na maioria das vezes, boas imagens são fundamentais para prender a atenção do leitor ou mandá-lo embora em poucos segundos.
Dica 1
Em fotos de pessoas utilize olhares diretos!!
Se uma pessoa está olhando para nós, tendemos a olhar de volta.
É natural, somos seres sociáveis e empáticos.
Ainda mais nas redes sociais, em meio a tanto ruído, deparar-se com um olhar penetrante (talvez acompanhado de um sorriso) é sempre bastante poderoso.
Teste em seus próximos anúncios e depois me diga o que aconteceu de diferente!
Dica 2
Utilize fotos de pessoas que apontam para o leitor.
Uma pessoa apontando para você, mesmo que na tela do computador, incomoda.Isso é ruim? De forma alguma… Na batalha pela atenção do usuário, é justamente esse incômodo que vai tirá-lo do piloto automático e convocá-lo a prestar atenção na mensagem que você quer passar.
Dica 3
Aproxime a sua foto fazendo um recorte em um detalhe
Quando a sua imagem do seu produto é muito óbvia, a tendência de quem está vendo o seu post é achar que já sabe do que se trata e pular para o próximo.
Quando você mostra um detalhe, instiga a pessoa a querer saber mais sobre o seu produto.
O fato dela parar ali para abrir a foto ou apenas olhar por mais tempo para o seu post, vai mostrar para o algoritmo que o mesmo tem relevância, mesmo que a pessoa não curta e nem comente.
Dica 4
Evite ao máximo montagens de fotos, pricipalmente se os produtos não “conversam” entre eles.
Certo – Um frango assado ao lado de uma maionese e uma farofa fazem todo sentido ao nosso paladar.
Errado – Um casaco de inverno ao lado de um maio nos remete a situações muito diferentes e não é legal.Na dúvida não faça montagens e valorize um produto por vez em seus posts.
Dica 5
Não coloque folders no lugar das imagens, cuidado com artes que deixam claramente ser um post comercial.
Eu sei que é tentador postar uma arte bem linda onde tem até o preço do produto no “folder”.
Esquece isso gente, este tipo de material não serve para comunidades e dificilmente terá engajamento.
Dica de ouro
A intenção do Facebook é proporcionar a melhor experiência aos usuários, ao mostrar os posts mais relevantes para cada pessoa de acordo com os seus interesses e interações.
O Facebook pressupõe que sabe o que os usuários gostam ou não, e define o que eles deveriam receber no seu feed.
Se observarmos o comportamento de nossas personas em relação ao engajamento com nossos posts, isso já é um caminho para chegarmos a mais pessoas com um comportamento parecido.
*Fonte – Sites Ecommerce de Sucesso e Mlabs