Eu sou a Regiane vim compartilhar com vocês a minha jornada de empreendedorismo através do meu projeto, que você pode acompanhar no link: Bonita Para Sua Idade e aqui no blog do Clube da Alice!
EMPREENDER É SOLITÁRIO. Você com certeza já ouviu essa frase em algum lugar. Vem comigo e vamos juntas nesta jornada começar um negócio para assim, não nos sentirmos tão solitárias. Dividir conhecimento, incluindo os erros e dificuldades, irá nos ajudar nessa caminhada.
Cada um tem um motivo para começar a empreender, alguns pela realização profissional, outros em busca de realização financeira ou também por enxergar uma oportunidade imperdível. Há pessoas que começam por necessidade e falta de oportunidades no mercado de trabalho. Muitos são os motivos, mas uma coisa todos empreendedores têm em comum: resultado financeiro. Ninguém quer manter um negócio que não gere lucro, você até suporta por um tempo, por gostar do que faz ou apostando no futuro, mas sem lucro acaba desmotivado e desistindo do negócio.
Saindo da zona de conforto
Empreendedorismo é sair da zona de conforto, muitos problemas irão surgir do planejamento até quando seu negócio estiver ativo, em vários momentos você irá pensar em desistir, mas lembre-se de que você é um empreendedor e para empreender é preciso ter atitude e lutar contra as adversidades. Empreender em qualquer país não deve ser fácil, mas no Brasil é, especialmente, difícil pois há muitos impostos, um sistema contábil e fiscal bem complexo, mesmo assim temos grandes empreendedores de sucesso, que venceram em meio a tantas dificuldades.
Certa vez em uma palestra, ouvi um investidor americano dizer que eles ainda investem no Brasil por causa das PESSOAS, pois o Brasil possui grandes empreendedores como em poucos lugares do mundo, porque, apesar de tanta dificuldade ainda conseguem se manter e crescer. Fiquei muito orgulhosa em ouvir isso de um investidor de grande conhecimento que nos vê dessa maneira, isso é muito gratificante.
Uma característica muito importante que precisamos ter como empreendedoras é a resiliência. Resiliência segundo o dicionário é “a propriedade dos corpos que voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou choque”, ou seja, a capacidade de se adaptar a novos cenários, você pode até desanimar, mas depois precisa retomar de onde parou e seguir em frente.
Nós brasileiros temos no sangue a garra e a coragem para encarar o empreendedorismo, e uma personalidade de não desistir nunca. Até desanimamos algumas vezes, mas depois precisamos levantar e seguir em frente, somos naturalmente resilientes, pois aqui não temos outro caminho para sobreviver, a não ser trabalhar. Esse é um motivo mais que necessário para levantar toda manhã e continuar, e isso nos faz ótimos empreendedores. Em meio a tantas dificuldades no nosso país, o número de empreendedores só cresce a cada ano.
Conhecimento e Empreendedorismo
Para começar um negócio é preciso conhecer a área em que se deseja atuar, pois se não conhecer, a concorrência irá te vencer com muita facilidade. Se você já atua na área como empregado ou possui experiência no que se propõe a fazer, será bem mais fácil. Mas se você não dispõe de experiência e mesmo assim viu uma oportunidade ou tem um desejo de trabalhar na área, isso não deve te impedir e você, precisa buscar conhecimento.
Muitos empreendedores não possuem conhecimento acadêmico, mas sim conhecimento prático. Esses conhecimentos com base na experiência são tão importantes quanto o conhecimento acadêmico. Quantas histórias de sucesso conhecemos de pessoas que não possuíam conhecimento acadêmico.
O que você precisa ter em mente é que quando decidir empreender, por menor que seja seu negócio, você vai precisar se dedicar e estudar, buscar conhecimento na área a que se propôs trabalhar bem como na área administrativa. Saiba que empreender sem administrar não dá! Atualmente, com a internet, temos muitas facilidades para buscar esses aprendizados.
Empreendedorismo e a pandemia
Esse momento que vivemos hoje com a Pandemia fez com que muitos negócios encerrassem suas atividades, muitos desses negócios já tinham uma estabilidade e outros eram muito promissores, porém não aguentaram a crise econômica que o coronavírus está causando.
Agora o que podemos fazer é enxergar esse cenário como uma oportunidade. Pense em quantas empresas não encerraram suas atividades nos últimos meses. Quando tudo isso passar e irá passar, isso é certo, e tudo se estabilizar, quem irá vender para os clientes dessas empresas que encerraram suas atividades? Temos aí uma grande oportunidade de empreendedorismo e atingir essa clientela. Pode ser que as coisas não voltem a ser exatamente como antes, talvez estejamos aprendendo novas maneiras de trabalhar e que irão ficar. Mas o certo é que vamos continuar trabalhando, não importa o cenário pelo qual o país esteja passando. Então, hoje é sim uma boa hora para planejar e começar um novo negócio.
Eu gostaria de te convidar para seguir o meu canal do youtube e o meu instagram, onde eu irei postar a minha jornada e as minhas experiências em um novo negócio que estou começando.
Esse canal não é só para as mulheres, mas principalmente para elas.
Obrigada por ler até aqui, espero contribuir para que a sua jornada seja cada dia menos solitária e cada vez mais incrível!