fbpx
Entrelinhas de Mulher

Curitiba, uma ariana com ascendente em virgem


Curitiba, uma ariana com ascendente em Virgem
Eu gosto muito de astrologia, mas não aquela supergeneralista dos tabloides.  Admiro a astrologia, embora considerada pseudociência, que mostra a foto do espaço sideral, vulgo mapa astral, no momento que nascemos.  Só este fato, tão singular, encanta-me por revelar uma grande verdade: somos únicos!

Nesta semana, comecei a escrever alguns textos sobre Curitiba e fiquei pensando que esta cidade ariana, certamente deve ter ascendente em Virgem, não por mera coincidência, exatamente ao contrário do meu, uma virginiana com ascendente* em Áries!

Essa conjunção astrológica se traduz numa cidade de opostos que a expandem e que se complementam entre si. De Áries, o espírito cosmopolita, que a faz arrojada, abrindo-se ao novo. De Virgem, a valorização da tradição e da cultura.

É uma boa anfitriã, embora isto não signifique que esta hospitalidade torne o “visitante” em alguém íntimo, logo “de cara”. O ascendente em virgem a faz tímida, pedindo certa prudência nas relações. Para ganhar o coração de Curitiba, há que se conviver e que se semear a amizade, que uma vez germinada, certamente dará bons frutos.
No temperamento, vai de Áries a Virgem em 8 minutos. Acorda quente, ensolarada e ao menor sinal de contrariedade, chispa de raiva com trovões e rajadas de vento, seguida de lágrimas de mágoa, mantendo-se fria e silenciosa por longos períodos.
Apesar de ser como uma adolescente meio emburrada e bicuda que expressa seu descontentamento no silêncio cinza, também sabe sorrir, ser flor e cor.
Ama a organização e ordem não com ares de inflexibilidade, mas como uma oportunidade de criar harmonia, funcionalidade e beleza para todos.
Como boa ariana, dita tendências para o mundo e seu lado virginiano expressa nossa identidade com firmeza, defendendo o vocabulário peculiar e rico do curitibano, onde o estojo vira penal, a salsicha vira vina, a loira vira polaca, o menino vira piá e o pão doce se torna chineque. Ensina que aqui leite quente dá dor de dente e sem medo, recomenda a todos que tenham um “agasalho” e um guarda-chuva ao alcance das mãos.
Uma cidade que ama servir ao próximo e que luta por grandes causas: ecologia, sustentabilidade e pessoas!
Se você não curte astrologia, perdoe-me pelos meus devaneios siderais! Embora não concorde com esta temática, certamente está de acordo comigo sobre as qualidades desta cidade que amamos! Curitiba é brilhante, generosa, inteligente e desconhece as palavras “limite” e “ impossível”, nos ensinando, diariamente, a acreditar nos nossos sonhos!
Nesta data tão feliz, nós curitibanos de berço e de coração, damos as mãos para comemorar o aniversário da capital que nos acolhe como mãe!
Feliz aniversário Curitiba! <3

Arquivo pessoal da autora

*Se você não tem muita intimidade com o assunto, explico resumidamente: o signo solar é aquele que todos sabem de acordo com o dia e mês em que nasceu e o ascendente no mapa astral, o signo que se erguia no horizonte no momento em que nascemos, representando o traço psicológico que viemos desenvolver nessa vida. Ainda tem a posição da lua e demais planetas que fornecem informações preciosas. Caso tenha curiosidade, há diversos sites na internet que oferecem o mapa astral gratuitamente!

*Este texto foi originalmente publicado na Revista VOI em março de 2018.

COMPARTILHE

ENVIE SEU COMENTÁRIO