Dia da Mulher: conheça as histórias de voluntárias que mobilizam as pessoas de suas cidades para arrecadar esponjas para reciclagem
O Dia da Mulher, comemorado em 8 de março, é marcado historicamente por lutas femininas a favor de seus direitos. Algumas mulheres seguem lutando pelas causas em que elas acreditam, com o objetivo de melhorar a sociedade em que vivem.
Ações de educação ambiental para escolas públicas, de desenvolvimento social de crianças e até mesmo a conscientização de voluntários de ONGs de castração de animais estão entre os projetos realizados por algumas dessas mulheres. Essas voluntárias incentivam as pessoas de suas cidades a fazerem a reciclagem de esponjas, pelo Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite, e ainda revertem recursos para organizações não governamentais e escolas públicas.
Desenvolvido pela 3M em parceria com a TerraCycle há quatro anos, o Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite é a única iniciativa no mundo a oferecer um novo destino para esponjas de limpeza doméstica usadas, e tem como objetivo conscientizar a população com a causa ambiental. Além da reciclagem, o programa também permite que os consumidores apoiem uma causa social, uma vez que a cada esponja enviada para a reciclagem, R$ 0,02 são doados para uma escola ou uma organização sem fins lucrativos escolhida pelos participantes.
Confira as histórias abaixo:
Grasiela Scudiero e Carina Gambin – Amigos de Antônio Prado – Antônio Prado, RS
O time Amigos de Antonio Prado surgiu em 2012 e foi fundado a partir da parceria de duas amigas – Grasiela Scudiero e Carina Gambin. A campanha começou com a divulgação das esponjas que são recolhidas, bem como dos locais onde se encontram os pontos de coleta na cidade. As esponjas são colocadas em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal, onde a separação é feita semanalmente com a ajuda de voluntários e enviadas para a reciclagem. O dinheiro arrecadado é direcionado a duas instituições da cidade de Antonio Prado, são elas: APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e PATRE (Prevenção e Apoio ao Toxicômano Reviver).
“A quantidade de esponjas recebidas está sendo bem significativa, a comunidade está engajada nesta campanha. É difícil imaginar que uma esponja de cozinha pode ser reciclada. É um impacto muito positivo ao meio ambiente e estamos muito felizes em contribuir com a preservação do meio ambiente, causa que nos fez participar das campanhas da TerraCycle”, comenta Carina Gambin.
“Além do ganho ambiental temos também o ganho social com a ajuda às instituições de nossa cidade, por meio dos recursos arrecadados pelas esponjas enviadas. Esse ganho é de toda a comunidade envolvida que, pela simples, mas valiosa atitude de enviar suas esponjas para nossa campanha contribui para um mundo melhor”, afirma Grasiela Scudiero.
Mara Lau – Irmandade Betânia – Curitiba, PR
Mara é gestora do departamento de Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Irmandade Betânia, uma ONG que realiza ações sociais e educacionais, para promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos. Ela que idealizou a campanha de reciclagem na instituição com a coleta de esponjas, de uma maneira lúdica para as crianças que atendem.
“Alunos da educação infantil ao 5º ano e suas famílias e colaboradores são motivados a lavarem as esponjas domésticas, secá-las e depositá-las nos locais indicados de cada unidade para o devido encaminhamento. Periodicamente, acontecem motivações por meio de bilhetes nas agendas escolares; cartazes nos murais; posts em redes sociais e visitas da personagem ‘Dona Esponjinha’, que conversa com as crianças e colaboradores sobre a relevância de destinar corretamente as esponjas utilizadas, que serão devidamente recicladas, evitando danos ao meio ambiente. A gente recebe muitos relatos de pais sobre a insistência das crianças em levar as esponjas usadas para a escola, que ‘viajarão’ até São Paulo para serem transformadas em algo que não prejudica a natureza.”
Camila Matte – São Carlos, SP
Professora de Educação Física da rede municipal de São Paulo, Camila iniciou a coleta com os alunos para reverter as doações para a escola em que trabalha, e também engajou equipes que trabalham em ONGs de castração de animais, que fazem campanhas e disseminam a coleta de esponjas.
“No início era muito difícil. Quando falávamos em reciclagem, o primeiro pensamento que vem à cabeça das pessoas era: papel, plástico, alumínio, cobre e jornal. As pessoas não tinham conhecimento de como “uma simples esponja de lavar louça” poderia ser reciclada e revertida em benefícios. Mas hoje a consciência ambiental aumentou muito e conseguimos uma divulgação bacana pelas redes sociais. Nós instalamos muitas caixas de coletas pelas clínicas veterinárias. E o mais legal é que recebo ligações de pessoas querendo ajudar, doando as esponjas para que elas tragam doações para as castrações em animais.”
Laíze Lantier – PEACE Ambiental – Salvador, BA
Fundadora e atual presidente do movimento PEACE (Paz, Educação Ambiental e Consciência Ecológica), organização de fomento educacional e ativismo intergeracional para promoção da paz, da sustentabilidade e da justiça social. Realiza ações de educação ambiental para escolas públicas de Salvador, órgãos públicos municipais, estaduais, federais e empresas.
“A nossa proposta é a gestão lixo zero com inclusão. Quando nos educamos ambientalmente, passamos a fazer novas escolhas por produtos de empresas que apoiam e possuem a responsabilidade no cumprimento das leis ambientais da logística reversa, como a Scotch-Brite. As verbas das doações de esponjas são direcionadas para os treinamentos de expansão dos postos de coleta nas escolas, capacitação dos servidores e dos alunos envolvidos, monitoramento da coleta e postagem, divulgação da campanha e do trabalho nas escolas e participantes, incentivo de gincanas e concursos, ações sociais e educacionais com catadores de materiais recicláveis e ações socioambientais das mais variadas. A mais recente foi a de limpeza das praias Itapuã, Piatã e Jaguaribe, em Salvador, feita no dia 17 de fevereiro.”
Sobre a TerraCycle
A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 80 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o tratamento ambientalmente correto dos resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, L’Occitane, P&G, Scotch-Brite, L’OR, Pilão e Melitta que patrocinam Programas Nacionais de Reciclagem para seus produtos e embalagens.
Em janeiro de 2019, a TerraCycle lançou o Loop, plataforma E-commerce de produtos de consumo com embalagens retornáveis. Ainda em fase piloto, a iniciativa foi implementada nas cidades de Paris e Nova York e tem como parceiras gigantes como Nestlé, Unilever, P&G e PepsiCo, Danone, Mars Petcare, Mondelez Internacional, entre outras. A Plataforma Loop aplica o conceito de economia circular que permitirá aos consumidores adquirirem produtos de suas marcas preferidas em embalagens devolvidas aos fabricantes após o uso, gerando lixo zero em compras do cotidiano.